sábado, 24 de novembro de 2018

Carioca é reaberta: água está apta para beber, diz laudo da Casan

Foi reaberta ontem à tarde (23) a Fonte da Carioca. Um boletim de análises físico-químicas e bacteriológicas da água foi realizado pela Casan que entregou os resultados ao prefeito Mauro Candemil, atestando que a água está própria para consumo.
Foto: Elvis Palma
Ao contrário do divulgado anteriormente pela própria prefeitura, da necessidade de contratação de uma empresa especializada, uma equipe coordenada pela Defesa Civil esteve ela própria limpando a instalação hidráulica que liga a vertente da água subterrânea até as torneiras da Fonte da Carioca. A Secretaria de Obras também esteve atuando no local.
Na quinta-feira, 22, técnicos da Casan estiveram na Fonte da Carioca recolhendo a água da vertente subterrânea das torneiras para exames laboratoriais.

"Totalmente apta para tomar"
De acordo com o gerente regional da Casan, Giovani Pickler, "o PH está dentro da portaria que exige 6.0, coliformes fecais e totais deu zero. Totalmente apta para tomar", afirmou ele que frisou a parceria da prefeitura da Casan para agilizar a liberação.
Foto: Divulgação/PML
A abertura das torneiras ocorreu com a presença da presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente, Deise Diana Xavier, que assumiu o cargo esta semana no lugar de Patrick de Souza; presidente da Câmara de Vereadores, Cleosmar Fernandes; Antônio Silva, da Defesa Civil; secretário de Obras, Renato de Oliveira, secretário de Turismo, Evandro Carneiro Flora e o coordenador de Vigilância Sanitária Municipal, Alex da Silva de Bem. 

Oito anos sem manutenção
Ausências notadas da presidente ou representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) que foi quem sugeriu à prefeitura, mediante laudos, o fechamento da Carioca para limpeza e manutenção, o que não era feito há oito anos, conforme informações do próprio Comdema.

3 comentários:

  1. Que rápida a análise. O meu de sangue tô esperando há mais de uma semana. Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Bem salientado. O Comdema não participou do momento nem posou pras fotos se eles que pediram pra fechar. Não foram convidados ou não foram mesmo?
    Edison de Andrade

    ResponderExcluir