segunda-feira, 26 de novembro de 2018

União Operária será reformada e revitalizada

O prédio da tradicional Sociedade União Operária terá sua estrutura revitalizada e ampliada. A obra de R$ 644.031,96 mil irá começar nas próximas semanas, com duração de 180 dias. Recursos do Iphan, dentro do PAC das Cidades Históricos. Projeto elaborado em 2017. Ordem de Serviço foi assinada na última sexta-feira (23).
Sociedade União Operária. Fotos: Divulgação PML
As obras constarão de reforma nos banheiros, telhados, paredes, pintura, cozinhas, cobertura entre salão e parte externa. A empresa responsável será a Magapavi.
A arquiteta responsável pelo Iphan da Laguna Ana Paula Citadin assina a Ordem de Serviço.
Com o restauro, a segurança e a preservação estão asseguradas por um bom tempo. "Com a cozinha, o clube poderá promover eventos e recursos para manter a manutenção do prédio", salientou Ana Paula Citadin, arquiteta responsável pelo escritório do Iphan da Laguna.

Um pouco de história
A Sociedade União Operária foi fundada a 9 de fevereiro de 1903. De acordo com o professor e escritor Ruben Ulysséa, “Foram seus iniciadores os srs. Manuel Leocádio e Bonifácio Alves que convocaram os sócios fundadores para uma reunião na oficina do sr. José Cravo. A sua primeira diretoria ficou assim composta:
Presidente: João Augusto de Carvalho; vice-presidente: Bonifácio Soares; 1º secretário: Adolfo Campos; 2º secretário: José Honorato Alano; tesoureiro: Sizino Machado; 1º procurador: Vitor Modesto; 2º procurador: Francisco Alves; 1º fiscal: Bonifácio Alves; 2º fiscal: Antão Veríssimo, e bibliotecário: Lucas Viana”.

 A sede atual da União Operária, em estilo eclético, foi adquirida em 1921(era anteriormente um hotel) e está localizada na rua Santo Antônio, esquina com a rua Tenente Bessa. O atual presidente desta Sociedade é Geraldo Viana.

Um comentário:

  1. Notícia boa. Vai ficar melhor quando Blondin e Congresso também entrarem em reformas.
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir