terça-feira, 29 de maio de 2012

Quando serão instaladas as câmeras de segurança?

Essa novela de instalação de câmeras de segurança em nossa cidade já vem de longe, do ano de 2005 para sermos exatos, e os capítulos são muitos. Já foi gasto muita tinta em manchetes, textos em jornais, releases distribuídos à imprensa e promessas em programas de rádios, mas até agora nada.
Dizer que o atraso deve-se “à complexidade do projeto”, não é simplório demais? Que processo licitatório é esse tão demorado? Quais são os entraves? Houve questionamento na justiça por parte de alguma empresa?
Por que para Laguna tudo é tão difícil?

Imbituba foi pioneira, em dezembro de 2010, e o sistema hoje está em ampliação, com mais duas câmeras em Nova Brasília. Estão previstas mais três na Praia do Rosa e uma no bairro Vila Nova. E isso que o governo de lá é do PSDB.
Em Garopaba os equipamentos foram instalados em janeiro deste ano.
Em São Ludgero e Braço do Norte as câmeras já estão em funcionamento.
Em Capivari de Baixo um circuito de 10 câmeras de segurança já está instalado e em fase de testes.
E na Laguna? Quando serão instaladas?

Dizia o site da prefa, em 05/01/2012:

“O Governo Municipal realizou nesta quinta-feira, dia 5, a licitação para implantação do sistema de monitoramento, via câmeras, de prédios e praças públicas do centro histórico de Laguna.
O edital de licitação prevê a aquisição de 18 câmeras de monitoramento, rádios de comunicação, postes para fixação das câmeras, estação de trabalho, monitores, computadores, sistema de armazenamento de imagem, configuração, testes, treinamento dos guardas municipais e manutenção de doze meses. Será instalado um Circuito Fechado de TV (CFTV).
O sistema facilitará o monitoramento dos principais prédios históricos, praças, ruas, bem como, fornecer segurança aos moradores.
O projeto foi idealizado através de um convênio com o Ministério da Justiça, através da Secretaria de Direito Econômico - Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos”.

O valor do repasse é de R$ 400.000,00, com contrapartida do município de R$ 75.534,86”.

Já o convênio com o governo do estado, que prevê 10 câmeras, foi assinado em outubro de 2011.
E dizia o site da prefeitura, em 04/10/2011:

“Com a assinatura do convênio, a próxima etapa é o lançamento dos editais para definição das empresas que instalarão os equipamentos e farão sua manutenção. As câmeras começam a ser instaladas a partir de dezembro e a previsão é de que estejam em funcionamento até o final do verão”.

Entrou verão, terminou, já estamos no outono daqui a pouco o inverno e o sistema de monitoramento ainda não foi instalado. Quando será?

3 comentários:

  1. Serão instaladas no dia 30 ou 31 de fevereiro, se não me engano dia do SÃO NUNCA; é fazer pouco caso com a segurança do cidadão.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    Seu blog ficou maravilhoso. Estava sentindo falta das suas notícias entre outros assuntos abordados.

    Um grande abraço fraternal.

    ResponderExcluir
  3. É Valmir... muito estranho é a Prefeitura não divulgar o resultado da Licitação de Janeiro. Se uma empresa foi vencedora porque em Junho ainda não têm câmeras instaladas? O Sistema não é tão complexo assim... olha quantas cidades de Santa Catarina já possuem câmeras há anos...Floripa, Criciúma...e muitas outras.
    Faltam informações para os moradores de Laguna!

    ResponderExcluir