segunda-feira, 31 de março de 2014

Rua do “letreiro borrado”

Hoje, ao passar na esquina da rua Barão do Rio Branco, aqui no centro e avistar a placa com o nome da via, não sei porque me lembrei de uma historinha curiosa contada – dentre tantas - por Saul Ulysséa, em seu livro “Laguna de 1880”.

Antes uma explicação:
A hoje denominada rua Barão do Rio Branco, em homenagem a José da Silva Paranhos Júnior, professor, diplomata, historiador, escritor, jornalista, antigamente era chamada de rua 1º de março.
E por que 1º de março?
Em homenagem à data em que aconteceu a vitória aliada na Batalha de Aquidabã, que pôs fim à Guerra do Paraguai, em 1875.
É também, coincidentemente, a data da fundação da cidade do Rio de Janeiro.

Pois bem. Diz Ulysséa, que esta rua teve anteriormente o nome de rua da Banca e conta o porquê:

“Naturalmente em época muito anterior existiu alguma banca de peixe que lhe deu o nome, em frente a esta rua, porque em 1880, era a banca em frente à rua Tenente Bessa”.

E é aí que Saul Ulysséa passa a narrar o fato curioso:

“Anos antes foi Juiz de Direito da Comarca o dr. Duarte Pereira, apelidado “Capivara”. Não sei se devido à irascibilidade ou exigência ao cumprimento da lei ou outra qualquer coisa, o que é certo é que gozava pouca simpatia por parte da população.
Os vereadores da Câmara, não sabemos por que motivo, entenderam dar seu nome a uma rua da cidade.
Vê-se que já naquele tempo faziam parte da Câmara, como nos tempos modernos, indivíduos que não compreendiam o valor da homenagem prestada a uma pessoa, dando seu nome a uma rua.
A escolhida para homenagear o juiz, foi a rua da Banca. Foi colocada placa com o nome de dr. Duarte Pereira.
O povo ou alguns indivíduos, como protesto, em uma noite borraram a placa da rua, que era pintada em taboa com os cantos arredondados tendo em volta uma tarja preta. Fundo branco com letras pretas.
Ficou a rua da banca apelidada: “rua do letreiro borrado”.


Não demorou muito foi o d. Duarte Pereira removido e penso que nulificaram a homenagem porque não consta nos livros da municipalidade a mudanças do nome da rua da Banca senão para 1º de Março”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário