terça-feira, 17 de junho de 2014

Busto de Jerônimo Coelho foi recuperado

Busto está em poder da Guarda Municipal.
Foto: Elvis Palma
Soube ontem à tarde, extraoficialmente - secretaria de Comunicação Social da Prefeitura, no site, ainda não noticiou o ocorrido - que o busto de Jerônimo Coelho foi recuperado pela Guarda Municipal da Laguna, graças à denúncia telefônica de um morador das proximidades da praça. A peça será entregue à Fundação Lagunense de Cultura. 
Um sujeito embriagado arrancou o busto do pedestal na noite de sexta-feira. Através de denúncia do morador, que presenciou a lamentável cena, a Guarda Municipal chegou a tempo de recuperar o busto, que rolava pela calçada.
Não se enquadra como danos ao patrimônio público? Foi detido o tal sujeito? Não era o caso de fazê-lo prestar serviços à comunidade? Limpar a praça, por exemplo, durante um mês?

Melhor assim que o busto foi recuperado, mas não retiro uma palavra do que escrevi. 
Que o acontecido sirva de alerta às nossas autoridades. Nossos monumentos estão abandonados e precisam de manutenção, forte iluminação e segurança. Não há câmera de monitoramento no Largo do Rosário, por exemplo. 

Convenhamos. Se um sujeito embriagado consegue arrancar um busto de um pedestal é porque a peça não está bem afixada. Não é o caso de reforçar todos os monumentos e placas?
Parabéns primeiramente ao morador que denunciou à Guarda Municipal o dano ao patrimônio público no exato momento em que ele ocorria e a esta que prontamente agiu.


***

Blog do Moacir Pereira registrou o fato:


Busto de Jerônimo Coelho desaparece e é encontrado em Laguna
O busto de Jerônimo Coelho, fundador da imprensa e da maçonaria de Santa Catarina, desapareceu no fim de semana do pedestal situado no centro histórico de Laguna.
A informação tomou as autoridades e a população de surpresa. Hoje a tarde veio a notícia dada pelo jornalista Valmir Guedes Junior de que um bêbado teria retirado o busto no sábado e saiu com ele pelas ruas centrais de Laguna.

A Guarda Municipal já identificou a autoria e a localização do busto e deverá entrega-lo a Fundação Lagunense de Cultura.

2 comentários:

  1. João Carlos Nunes18/06/2014, 21:52

    Caro Valmir
    Ainda bem que tem gente de olho em Laguna. Pois em Floripa as camaras da polícia gravaram o roubo na Praça Barão de Laguna ou Praça Quinze e nunca acharam nada.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, meu caro.
    O grande problema, às vezes é que tem olho demais na Laguna. Olhos atentos, mas também olho gordo...

    ResponderExcluir