segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Política & políticos

Nos bastidores políticos comenta-se que há um clima, digamos, de distanciamento entre o vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o prefeito lagunense Everaldo dos Santos. Tudo porque Pinho Moreira não teria aprovado o apoio de Everaldo a candidata Dirce Heiderscheidt à Assembleia Legislativa nas eleições de outubro último. Ela obteve 1.592 votos na nossa cidade, se reelegendo deputada.
Pinho Moreira contava com a adesão do prefeito da Laguna a um dos seus candidatos preferidos, Luiz Fernando Cardoso (Vampiro) (783 votos na Laguna) e ex-secretário Regional de Desenvolvimento de Criciúma. Vampiro ficou na primeira suplência, por 199 votos. Vai assumir a titularidade, em fevereiro do ano que vem porque Ada de Luca continuará na secretaria de Justiça e Cidadania.

Pelo menos uma testemunha presenciou o desabafo e insatisfação do vice-governador sobre o fato, numa travessia da balsa em direção ao Farol de Santa Marta, dias após os resultados das urnas. 

O lagunense Eduardo Moreira, evidentemente, tem projetos políticos para o futuro e um deles é ser governador eleito de Santa Catarina e para tal precisa montar sua base de apoio.
Vejamos:

***

Em Florianópolis, onde estive semana passada, analistas políticos comentavam sobre um acordo entre o PSD e PMDB para as eleições de 2018, quando o governador Raimundo Colombo desembarcaria do cargo no mês de março daquele ano dando lugar ao vice, Pinho Moreira, que seria o candidato do PMDB ao governo do estado.
Essa seria uma das pré-condições impostas pelo senador Luiz Henrique da Silveira para a coligação e que garantiu a reeleição de Colombo este ano.

***

Aliás, há mexidas nas peças do xadrez político estadual.
O segundo deputado federal mais votado de Santa Catarina João Rodrigues (221.409 votos no estado; 1.280 em nossa cidade), não compareceu a diplomação dos eleitos. Sua cadeira ficou vazia no recinto.
O motivo oficial é que Rodrigues teria viajado com a família. Mas sabe-se que o deputado do PSD estaria descontente com a indicação de Moacir Sopelsa (PMDB), seu maior adversário político no oeste do estado, para a secretaria estadual de Agricultura.

Com isso o projeto político de Rodrigues em ser candidato ao governo do estado em 2018, pelo PSD, foi fortemente abalado. Não deve estar lá muito contente com Raimundo Colombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário