terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Peixes e boto jovem aparecem mortos na Praia do Gi

Além de enorme quantidade de peixes mortos que andam aparecendo nas águas das nossas Lagoas nos últimos dias, hoje à tarde um boto jovem e dezenas de peixes (corvinas, savelhas, bagres e outras espécies) surgiram mortos nas areias da Praia do Gi.
As causas ainda são desconhecidas e órgãos ambientais já coletaram amostras para exames, conforme divulgado pela imprensa.

As fotos são do sempre atento Elvis Palma e foram feitas agora à tarde, nas areias da Praia do Gi:


Está na hora da população e nossas autoridades acordarem para um problema que está se tornando repetitivo, muito sério e preocupante. É não é de hoje.
A saúde das pessoas corre risco, afinal até agora não se sabe o que está causando essa mortandade, e peixes e crustáceos (camarão, siri) das Lagoas continuam sendo consumidos normalmente. Aliás, o camarão, mesmo após o defeso, sumiu. Qual a explicação?
As mortes são causadas por agrotóxicos? Resíduos de carvão? Esgoto industrial e doméstico? Precisamos de respostas!

Há maior incidência de doenças (cânceres) nas regiões ribeirinhas? Quais os índices? Há levantamentos sobre isso? Algum estudo que tenha detectado presenças de substâncias nocivas, como mercúrio, chumbo nos pescados?

Que nossos representantes políticos (vereadores, prefeito e vice), deputados estaduais e federais que aqui receberam votos, clubes de serviços, entidades representativas, sindicatos e associações, maçonaria, além das inúmeras ONG’s, imprensa e rádios, levantem essa bandeira em defesa de nosso ecossistema lagunar. 
Que os representante dos três municípios mais atingidos (Laguna, Imbituba, Imaruí) e que tem a pesca como sua base econômica, se unam em busca de soluções.

Que a população comece a se manifestar - à exemplo do que foi feito com a Praia do Gravatá - e a exigir soluções, cobrando maiores fiscalizações e multas para empresas comprovadamente poluidoras, além da divulgação dos nomes dos responsáveis.
A situação é grave. As nossas águas pedem socorro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário