sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Absurdo! Meios-fios em pedra granítica do Centro Histórico tombado estão sendo pintados em agressivo azul-anil

Como vocês já sabem, a empresa vencedora da licitação já começou a implantar a sinalização para cobrança do estacionamento rotativo da chamada Zona Azul. Iniciou pela orla do Balneário Mar Grosso.
E já está no Centro Histórico da cidade. Serviço sendo realizado em pleno feriadão de fim de ano, quando os órgãos públicos estão fechados.

Não sou contra a cobrança, já vou logo avisando. Há alguns questionamentos e dúvidas, mas isso é assunto para um próximo post.

Só não acho necessidade, aliás acho um grande absurdo, uma afronta ao conjunto arquitetônico, uma avacalhação, além de um tremendo mau gosto, pintarem em azul-anil (cobalto?) os meios-fios em pedra granítica das principais ruas do Centro Histórico da Laguna. 
Somado ao amarelo das esquinas e as faixas brancas dos leitos das vias, tudo está ficando um imenso tricolor. Só falta o verde para parecer um eterno clima de Copa do Mundo.

Por que não instalar somente placas com horários, tempo e valores do estacionamento, mais a pintura em cor branca em faixas (divisórias) no leito do estacionamento? Seguir o exemplo do que foi feito há poucos anos.

O Iphan sempre tão zeloso pelo nosso patrimônio, foi consultado quanto a essa pintura em azul? Duvido que tenha concordado e vai aceitar passivamente essa agressão e alteração  ao visual arquitetônico-histórico-luso-colonial de uma cidade tombada. Nunca vi em nenhuma outra cidade histórica essa pintura destoando do conjunto. Alguém imagina isso sendo feito em São Francisco do Sul, Paraty ou em Ouro Preto? 
Só na Laguna acontece isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário