quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Há 65 anos era inaugurado o Cine Teatro Mussi

Na plateia, entre os espectadores, em 17 de dezembro de 1950, estava dª Ranúzia Lopes Barreiros, que hoje, aos 84 anos, no mesmo Cine Teatro Mussi, assistiu pela segunda vez ao filme de estreia, A Valsa do Imperador
Entre uma sessão e outra se passaram 65 anos.

Nesta noite de quarta-feira, numa promoção do SESC Laguna, o Cine Teatro Mussi apresentou o filme A Valsa do Imperador. Um bom público prestigiou o espetáculo da chamada sétima arte.

Testemunha ocular da história
Na plateia, entre os espectadores, estava dª Ranúzia Lopes Barreiros que assistia pela segunda vez a película, em sua vida de 84 anos.
Sim, pela segunda vez, mas com uma diferença de 65 anos entre uma sessão e outra, já que dª Ranúzia teve o privilégio de assistir a este mesmo filme em 17 de dezembro de 1950, quando da inauguração do Cine Teatro Mussi. Contava ela à época com 19 anos e acompanhava seu namorado (e depois eterno marido) o músico Aliatar da Silva Barreiros, crooner do Jazz Lagunense e do Big Trio.

Dª Ranúzia Lopes Barreiros, tendo ao fundo o filme
A Valsa do Imperador. 65 anos após a estreia e inauguração
do Cine Teatro Mussi.
Pois ontem à noite, sentada ao nosso lado, emocionada, relembrando os velhos tempos, ela narrava que semanas antes, a aguardada inauguração daquela casa de espetáculos dominava as conversas na Laguna. Todos esperavam com grande expectativa o evento.

Na noite de estreia e inauguração do Cine Teatro, as filas nas duas bilheterias davam voltas no quarteirão. A sociedade chic de nossa cidade estava toda lá, um verdadeiro desfile de moda. Um luxo! Bolsas, luvas, vestidos, ternos... passarela de riqueza da Laguna.

Padre Gregório Warmeling abençoou o prédio e as instalações, cuja pedra fundamental havia sido lançada em 30 de março de 1947, com início de sua construção em 4 de abril do mesmo ano. Projeto arquitetônico no estilo Art-Decó de Wolfang Ludwig Rau. Proprietários: os irmãos João, Carlos e Mussi Dib Mussi, que juntamente com o prefeito da Laguna Alberto Crippa cortaram a fita simbólica.
O hall da casa lotado, com a melodia A Valsa do Imperador sendo executada, e o filme a partir das 21 horas, acompanhada por jogos laterais de luzes coloridas (1.800 lâmpadas) que deixavam a todos maravilhados.

Diz o jornal O Albor que durante semanas todos os mil lugares (700 embaixo e 300 em cima) da platéia foram ocupados, em duas sessões realizadas diariamente.

Veio gente de todo o sul do estado e até da capital para conhecer a grandiosidade do Cine Teatro Mussi, que dali em diante vai ocupar os corações de gerações, de todos nós, tornando-se um centro cultural de grande valor para nossa cidade.


A valsa do imperador (The Emperor Waltz)
É um filme comédia musical do ano de 1948, com direção de Billy Wilder e estrelado por Bing Crosby e Joan Fontaine.
Foi filmado no Parque Nacional Jasper, nas Montanhas Rochosas, com o local se passando pelos Alpes tiroleses da Áustria.
Crosby, além de cantar a canção título, de Johann Strauss II.
O filme recebeu duas indicações ao Oscar, melhor figurino e melhor trilha sonora.

Sinopse 
O caixeiro viajante Virgil Smith (Bing Crosby) busca vender gramofones na Áustria antiga. Ele quer fazer uma dessas vendas para o Imperador Franz Joseph (Richard Hayden), mas os guardas do castelo pensam que ele está carregando uma bomba, o que gera muita confusão. É quando que ele conhece a Condessa Johanna (Joan Fontaine), e após alguns desentendimentos eles acabam se apaixonando - principalmente com ajuda de seus adoráveis e divertidos cachorros. Mas os austríacos não aceitariam nunca um amor entre uma nobre e um civil americano. E agora, o que esses apaixonados farão?


P S: O SESC/Cine Teatro Mussi apresentará novamente este filme no próximo domingo (20), às 20 h.

Um comentário:

  1. Bom dia!!!!
    Majestoso o nosso Cine Teatro Mussi. Não estava lá, mas muitos filmes aí eu assisti. Alguns? Os Embalos de Sábado à noite, A Lagoa Azul, Nos tempos da brilhantina... entre tantos que não me recordo. Parabéns a todos que não mediram esforços para que nosso teatro mor, voltasse com a corda toda!!!!!
    Ah, também tinha as matinês de domingo, não tem????
    Fatima

    ResponderExcluir