quarta-feira, 6 de julho de 2016

A sujeira continua na Laguna. Monumentos estão abandonados

Na segunda-feira mostrei a situação em que se encontram as paredes frontais e externas da Carioca, um dos cartões-postais da Laguna e que abastece de água a população.

Pois os monumentos públicos, bustos e estátuas estão  também completamente abandonados, sem maiores manutenções.
Além da falta de iluminação, a sujeira, o caruncho, o zinabre vão tomando conta das peças.

O Monumento ao Trabalhador, na rótula entre os bairros Magalhães e Mar Grosso é um dos exemplos.

O Monumento a Jerônimo Coelho é outro. Placas de identificação sujas (as que ainda existem), pedras ornamentais, calçadas e bases quebradas.

 
A estátua de Anita Garibaldi, tão decantada pelos administradores e políticos quando se fala em história, cultura e turismo, está às escuras, além de pessimamente conservada, necessitando de limpeza (zinabre) e conservação, através de aplicação de produtos químicos necessários. Agora passaram a furtar as luminárias queimadas e fiação.
 


As estátuas do fundador Domingos de Brito Peixoto, de Nª Senhora da Glória (precisando de limpeza e pintura), os bustos de Garibaldi, do padre Manoel João, do dr. Paulo Carneiro, o monumento ao Tratado de Tordesilhas ...


Enfim, não vou me alongar. TODOS, absolutamente TODOS os monumentos estão abandonados e precisando de manutenção.
O abandono demonstra desleixo e pouco caso com nossa história e cultura.

De nada adianta participação em seminários, workshoppings, portais turísticos, outdoors, panfletos e divulgação maciça na mídia, se o básico, o arroz com feijão não é feito. 

  

É muito amadorismo e desleixo. E já estamos cansados de desculpas esfarrapadas. 

Um comentário:

  1. Estive recentemente em Sombrio.
    A cidade está linda ,ruas lindas e limpas todas calçadas com placas de sinalizações em todas ruas.Tive a impressão de estar em outro mundo,fiquei até com inveja.Abraços

    ResponderExcluir