sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Você compraria um carro usado deste homem?

Em 1960, nas eleições presidenciais americanas, John Kennedy (Partido Democrata) tinha como adversário Richard Nixon (Republicano), que era conhecido como um grande mentiroso.

Mas como dizer isso sem ofender e desrespeitar ele e o povo americano?

O que fizeram então os publicitários democratas?
Numa tática de marketing político espalharam pelos Estados Unidos cartazes com a foto de Nixon e a frase estampada ao lado ou logo abaixo: você compraria um carro usado deste homem? (Would YOU buy a used car from this man?).

Analistas políticos afirmam que esta tática de marketing político causou grande estrago na candidatura de Nixon, pois fez o eleitor refletir na importância de um candidato confiável.
Kennedy ganhou a eleição.
Bem verdade que Nixon seria eleito, oito anos depois, presidente e reeleito em 1972.

Dois anos depois, em 1974, se tornaria o primeiro mandatário americano a ter de renunciar para não ser cassado por causa da mentira. Dois jovens repórteres do jornal Washington Post descobriram que a Casa Branca estava por trás da invasão da sede do Partido Democrata, no edifício Watergate, em Washington (daí o nome do escândalo).
O filme “Todos os homens do presidente”, de 1976, com Robert Redford e Dustin Hoffman mostra bem isso.

Mas, e daí? Deve estar se perguntando o leitor aqui do Blog.

Bem, é porque cada vez que me contam de certos conchavos e alianças, e ouço e vejo certos políticos da Laguna, a frase do cartaz acima me vem à mente.

Porque alguns desses políticos são notórios mentirosos, trapaceiros manjados da população lagunense pelos seus atos e fatos ao longo de suas vidas. Corruptos de quatro costados.
Políticos que em campanhas passadas já traíram amigos e familiares, não cumprindo a palavra empenhada.
Então como confiar em suas palavras e promessas no presente?

Por conta do repetitivo pula-cerca político, da venda de seus passes em leilões em bares, cafés, clubes e gabinetes, muitos desses políticos já encerraram ou ainda vão encerrar precocemente suas carreiras. Não são mais confiáveis e decepcionaram meio mundo.

Há muitos que se dizem aliados e que durante anos ficaram lá e cá, sem um norte, ao sabor dos acontecimentos, birutas de aeroporto e que a qualquer momento, bastando o tilintar das 30 moedas, se debandam para o adversário, seja ele qual for. Instantaneamente, porcamente.
Como acreditar em adesões de qualquer tipo vindas dessa gente?

Mas há candidatos que confiam - ou sei lá, fingem acreditar – nesses apoios dessa gente, falsos apoios como uma nota de três reais. 
Os candidatos pensam ser mal necessário e que mais tarde - se eleitos - simplesmente vão descartá-los. E é sempre por aí que a porca começa a torcer o rabo. Não dá para se livrar assim facilmente de carrapatos.

E daí, leitor, responda cá para nós, de certos políticos lagunenses você compraria um carro usado? 

Um comentário: