terça-feira, 19 de junho de 2018

A desistência de Pinho Moreira

Foto: Elvis Palma
A desistência ontem da pré-candidatura ao governo do estado do atual governador Eduardo Pinho Moreira, em prol do deputado federal Mauro Mariani (MDB), causou surpresa no mundo político catarinense.
Analistas políticos logo foram a campo nas prováveis explicações para o fato.
Prováveis explicações
Entre as causas para a desistência estaria a de que, se aceitasse disputar as prévias desuniria o partido; poderia perder a convenção; Mariani representaria a renovação; Pinho Moreira seria alvo preferencial de todos os outros candidatos por causa do ônus em ser governo; a difícil tarefa de compatibilizar a gestão com a candidatura; a delicada situação financeira do estado; desistindo preservaria a autoridade e liderança do partido, pelo menos até 31 de dezembro deste ano; e opiniões familiares contrárias.
A desistência, é óbvio, é tema nas rodas políticas da terra natal do governador.
Na verdade Pinho Moreira sempre colocou seu nome à disposição do partido, mas não assumiu pública e oficialmente a pré- candidatura.
Evidentemente que a decisão em não se candidatar não foi tomada num rompante. Foi amadurecida, pesados os prós e contras e certamente também baseada em pesquisas internas.
Amigos dizem que pesou as opiniões familiares
Alguns analistas da política aqui da Laguna, inclusive amigos de longa data de Pinho Moreira, dizem que pesou muito na balança as opiniões de familiares do governador, inclusive, e principalmente, de sua esposa Nicole. Eduardo Moreira vai fazer 69 anos no próximo 11 de julho e aproveitaria para, a partir de 2019, viajar pelo mundo, curtindo merecidas férias. A idade tambem teria pesado na decisão? 
Santo Antônio foi consultado?
Teria o governador também consultado em silêncio e orações o padroeiro Santo Antônio dos Anjos durante a transladação e novena em honra ao santo, na noite de sábado, 9, para sua tomada de decisão?
Naquela ocasião, quando fez uso da palavra durante a novena na matriz, Pinho Moreira afirmou que há 68 anos acompanha as celebrações e que “Santo Antônio sempre foi muito generoso comigo e sempre guiou todas as minhas ações”.
Vereador sugere uma estátua do governador
Pelo sim pelo não, na sessão de ontem na Câmara, o vereador Kléber (Kek) Lopes Rosa (PP), entusiasmado e listando algumas obras realizadas e a realizar pelo governo do estado em nossa cidade, conquistadas através do governador lagunense, a exemplo da Udesc, disse, bem alto: “Cara, o doutor Eduardo merece uma estátua na Laguna”.
Outro vereador, meio que aos risos, sugeriu que ela fosse construída ao lado da de Anita.
Ai,ai!

4 comentários:

  1. Como se Laguna não tivesse outras prioridades.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim ele desistiu com medo de perder a convenção. Seria uma vergonha para um governador. Helio de Jesus

    ResponderExcluir
  3. Perder com a caneta na mão? Mas aí rachava o partido.acho que ele tá caindo fora por que sabe que o pmdb não vai ganharainda mais sem o psdb no primeiro turno.
    Edison Silva

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei como esse vereador Kek ainda não foi expulso do PP. É o maior defensor do mdb. Devia trocar de partido.
    Geraldo Fonseca

    ResponderExcluir