quinta-feira, 18 de julho de 2019

Liberada verba para restauração do Clube Congresso Lagunense

Com o objetivo de restaurar o patrimônio que integra o Centro Histórico da Laguna, o governo federal liberou R$ 1.247.780,84 por meio do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O recurso será utilizado para a restauração do Clube Congresso Lagunense. 

A liberação da verba foi feita em reunião do Conselho Gestor do FDD, no último dia 11, e oficializada nesta quarta-feira (17), após publicação da ata da reunião no Diário Oficial da União (DOU). 

Clube Congresso Lagunense. Foto: Iphan/Divulgação
O clube foi tombado em 1985 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assim como o Centro Histórico da Laguna, que reúne cerca de 600 imóveis.

O Iphan é a entidade vinculada ao Ministério da Cidadania responsável pela preservação e divulgação do patrimônio brasileiro. O ministro da Cidadania, Osmar Terra, destaca que o patrimônio é uma pauta prioritária do governo. “Coloquei como prioridade da minha gestão a recuperação e a preservação do patrimônio histórico. Com o restauro do Clube Congresso Lagunense, um prédio de muita importância simbólica para todo o conjunto arquitetônico do centro histórico de Laguna, nós damos mais um passo nesse sentido de preservar nossa memória, além de devolver à população um local de atividades sociais”, afirmou.

Estrategicamente inserido no contexto urbano da cidade, o Clube Congresso Lagunense encontra-se próximo a locais de relevante importância sociocultural, histórica e econômica para o município, como a Igreja matriz Santo Antônio dos Anjos, a Praça Vidal Ramos e a Casa de Anita. Ainda há em seu entorno prédios históricos atualmente utilizados para serviços públicos e comércio, todos dentro da poligonal de tombamento. A edificação é uma construção com características arquitetônicas do movimento eclético e, apesar de intervenções já realizadas, a edificação ainda conserva seus atributos.

O diretor-tesoureiro do Clube, Luiz Eduardo Ulysséa Rollin, destaca a integração do espaço – atualmente fechado – com a cidade: “É um clube centenário e aquilo ali faz parte da história da sociedade lagunense. Muitas festas, bailes de debutantes aconteceram ali. Então é necessário que esse clube volte à atividade, já está há cinco anos parado”.

A verba do governo federal será utilizada para uma reparação geral, ampliação e adaptação para acessibilidade. Serão reformados os banheiros masculinos e femininos, além de ampliados os espaços da cozinha e o depósito. Todo o clube será reformado para adequar o espaço destinado ao palco e aos camarins e para a construção de uma escada para acessar a torre da cúpula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário