quinta-feira, 22 de julho de 2021

Semana Cultural: E a homenagem a Jerônimo Coelho?

Conforme programação divulgada pela prefeitura da Laguna, através da Fundação Lagunense de Cultura, a Semana Cultural da Laguna começa dia 28 de julho.
Não consta no programa qualquer homenagem ao lagunense Jerônimo Coelho.

Pois foi neste dia, há exatos 190 anos, portanto em 1831, que o lagunense Jerônimo Francisco Coelho, considerado o maior estadista do Império, lançava em Nª Sª do Desterro o primeiro jornal em nosso estado, O Catharinense, além da criação da Maçonaria, através da Loja Concórdia.
Lagunense Jerônimo Coelho, fundador da Imprensa e Maçonaria catarinense. Considerado um dos maiores estadistas do Império. Elaborou os termos do acordo de Poncho Verde que pôs fim a Revolução Farroupilha.
Jerônimo Coelho foi também quem alinhavou os termos do acordo de paz de Poncho Verde, que pôs fim a Revolução Farroupilha.

Ele não merece neste dia 28 uma retreta por uma das bandas em frente ao busto do jornalista, que fica bem ali na Praça que leva seu nome, no Largo do Rosário?
Ou uma corbelha de flores com direito a discursos e hino da Laguna com as presenças de Veneráveis e irmãos das cinco Lojas de nossa cidade?
Não consta nenhuma homenagem  na programação divulgada, como já escrevi.
Por que não haverá? 
Para conferir a programação basta clicar aqui

7 comentários:

  1. Pois é...Laguna tem mais vultos notáveis que não podem ser esquecidos, além da heroína Anita.

    ResponderExcluir
  2. Geraldo de Jesus22/07/2021, 17:38

    Já tiraram o nome dele da Escola, agora esquecem de homenagear. Tá danado!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que esqueceram de incluir uma homenagem. Nem setocaram na data.
    Edison de Andrade

    ResponderExcluir
  4. Jaraguá do Sul comemora 145 anos tudo com live e show itinerantes sem presença de público. Laguna vai receber 100 pessoas no cine Mussi. Absurdo. Aglomeração. Devia ser proibido.
    Hélio de Abreu

    ResponderExcluir
  5. José de Abreu Oliveira23/07/2021, 12:01

    Aqui não cuidam dos monumentos não homenageiam e querem gastar um dinheirão pra construir monumento pra Anita.

    ResponderExcluir
  6. Valmir... muito boa matéria sobre este ilustre lagunense, que além das suas diversas contribuições para o Brasil, também muito bem lembrado por você, redigiu acordo de paz de Poncho Verde, que pôs fim a Revolução Farroupilha. Esta foi a mais violento de todos os movimentos internos enfrentados por D. Pedro II, tendo iniciado em em Set/1835 no Rio Grande do Sul e envolveu grande parte de Santa Catarina... tendo a paz sido assinada em Fev/1845 no Acordo de Paz de Poncho Verde no Rio Grande do Sul.
    Grande abraço do Adolfo Bez Filho - Joinville / SC

    ResponderExcluir