quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A riqueza do sul de Santa Catarina

O estado de Santa Catarina é rico em belezas naturais, com uma diversidade étnica grandiosa, numa mescla de culturas, linguajar e culinária, isso é sobejamente conhecido.
Mas em qual outra região do país, que não o sul catarinense, você tem tudo isso ao alcance em pouco mais de uma hora de automóvel? Da planície ao planalto num piscar de olhos?
Onde mais você pode sair do litoral depois de passar o dia em uma das praias e após sessenta minutos já se encontra nos altos de uma serra, curtindo panorama diverso, um visual de colinas e verdejantes montanhas e rios e cascatas e lindos cenários bucólicos rurais?
Ou mergulhando numa banheira de águas termais?
O sul de Santa Catarina tem tudo isso e nele você pode entrar em contato rapidamente com as culturas germânica, italiana e portuguesa (açoriana) e toda sua história.
Percorrer a região sul se Santa Catarina é enriquecedor em seus mais variados aspectos. E quem gosta de fotografia é preparar a máquina.

***
Parece texto de folder turístico o que escrevi acima, mas nada mais verdadeiro.
Pena que sejam tão poucos explorados turisticamente, com acessos precários e mal divulgados.

Praia do Mar Grosso - Laguna

Águas Termais de Gravatal

Europa? Não. É Vargem do Cedro, pertinho daqui.


Sabe aquela "casinha no alto da serra, um coqueiro ao lado, um cachorro magro amarrado, um fogão de lenha todo enfumaçado", como na canção, que de vez quando a gente tem vontade de encontrar e fugir pra lá? Ela existe.

Cenário rural de Vargem do Cedro - colonização alemã.
O gado pastando, o riacho murmurando suas águas. Cartão-postal.



2 comentários:

  1. Valmir seu artigo é mais que verdadeiro aqui no sul temos mesmo uma riqueza visual privilegiada.
    Com relação a fotografia então é tudibom. Nunca vi tanta coisa linda! Já estive lá em Vargem do Cedro também e é conforme seu texto, estamos na praia, estamos na montanha, e estamos perto da capital. Não tenho dúvida que a Laguna é mesmo um lugar perto de tudo. Fatima Barreto Michels

    ResponderExcluir
  2. conheci a vargem do cedro quando era só criação de vaca e plantio de fumo e outros derivados,a FLUSSHAUS esta da foto iniciou praticamente sozinha por persistência do proprietário e mais tarde com a comunidade local e finalmente pelo poder municipal ...sendo que hoje a região e composta de pousadas e restaurantes ....e Laguna esta muito longe de chegar a este patamar, pois estamos e desmanchando o nosso turismo natural e histórico....infelizmente.
    jorge edu

    ResponderExcluir