segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Salve a Bandeira Nacional

Longe vai o tempo em que, perfilados nos corredores ou no pátio da então Escola Básica Jerônimo Coelho, anualmente no dia 19 de novembro, data em sua homenagem, cantávamos,  alunos do Primário, o Hino da Bandeira. Ao comando, a diretora e professora Hilda Soares Bicca, vigorosa, em seus plenos pulmões:
- Meninos e meninas, mãos espalmadas sobre o peito, cantem bem alto!

No então Conjunto Educacional Almirante Lamego – CEAL, professor e diretor Jairo Ulysséa Baião também reunia os alunos, professores e funcionários defronte ao estabelecimento escolar, para o hasteamento do pavilhão. Uma comprida e retrátil antena em suas mãos ajudava a organizar as filas de centenas de alunos.

Verdes anos de nossa infância e juventude, onde aflorava a brasilidade e o sentido de união. Quantos lutaram e morreram por ti, na esperança de um mundo melhor?
Bandeira Nacional lembrada somente por ocasião de olimpíadas e copas do mundo.
Bandeira Nacional tantas vezes conspurcada por políticos e administradores medíocres, traidores do povo e de suas esperanças. 

Pois daqui vai a nossa homenagem ao “lindo pendão da esperança” e ao seu hino:



Um comentário:

  1. Caro Valmir: A grandeza da Pátria não deve pagar o ônus dos maus brasileiros (no Poder ou fora dele). O desrespeito pelo pavilhão nacional é flagrante, pois o símbolo máximo da Pátria está banalizado. Há poucos dias, na TV, vi uma propaganda de um conhecido refrigerante onde aparecia um menino correndo,com a bandeira do Brasil às costas. Em época recente, como sabiamente relatas, o respeito pelas datas cívicas brasileiras era levado muito a sério...
    (Agilmar Machado)

    ResponderExcluir