segunda-feira, 17 de junho de 2013

Como foi o Café de Ideias

Chefe de Gabinete Maria Inês Uliano, prefeito Everaldo dos Santos
e secretário de Turismo João Carlos Fagundes.
Creio que pela primeira vez em nossa cidade, conseguiu-se reunir tanta gente da imprensa, TV, rádios e colunistas da internet (blogueiros) da região num evento.
 
Exceção, infelizmente, do Blog do Renato Souza que tinha outro compromisso; e do Fabrício Vieira, do Blog Critica Laguna.

Evidentemente que quando, por esta página, lancei ao prefeito Everaldo a sugestão de fazer um café, imaginei uma reunião com perguntas, sugestões e respostas. Um debate, não uma palestra. Mas valeu o encontro, pelo momento democrático que o prefeito Everaldo oportunizou.

Convenhamos, ficar ouvindo durante mais de uma hora o secretário de turismo explanar didaticamente sobre sua área, cansa qualquer mortal. E muitas das informações já foram amplamente divulgadas nas rádios e seus programas de conhecidos radialistas. São tantos números e valores...

Mais sobre turismo falo nos próximos dias.

Depois o prefeito falou por mais vinte minutos e só então pudemos perguntar, mas aí diante do adiantado da hora, já quase perto das onze, e o pessoal com a barriga roncando, a coisa foi meio corrida. De dez perguntas que eu tinha, reduzi sucintamente a três, em consideração a outros colegas que queriam também indagar.
Quis saber sobre as instalações de semáforos na cidade, do portal da Transparência no site da prefeitura que não traz maiores informações, e a situação atual do restaurante-escola, aquele elefante branco lá na antiga avenida Castelo Branco. No primeiro caso, foi uma das promessas de campanha.

O prefeito respondeu:
“Nos próximos dias vamos iniciar a licitação de três semáforos: um no Mar Grosso, outro no Magalhães e outro nas proximidades da rodoviária”.

“Sobre o portal da Transparência vamos verificar o que está acontecendo”.

“Em relação ao restaurante-escola, vamos fazer parceria com a universidade para que ela disponibilize cursos profissionalizantes”, disse.

E foi isso. Como foi o primeiro Café de Ideias, podem-se ser feitos ajustes para os próximos – se acontecerem.
Um cronograma é obrigatório para se evitar demoradas e cansativas “palestras” de secretários e assessores. Penso que a intenção é perguntar ao prefeito, mas é evidente que as perguntas também podem ser direcionadas a assessores, secretários e outros em suas explanações, desde que limitadas no tempo. E o tal café pode ser servido ou ficar à disposição dos convidados logo nos primeiros trinta minutos do evento, à medida que se chega.  Sabe como é, o pessoal sai de casa cedo, em jejum...

PS: Faltou dizer que entre os profissionais da imprensa que também formularam perguntas ao prefeito, estavam Ricard Fernandes, do Jornal A Verdade; João Batista Barreiros, da Rádio Vitória; e Ricardo Cardoso, do Jornal Malagueta.

4 comentários:

  1. Valmir, infelizmente por estar com compromisso agendado em Timbó fiquei impossibilitado de comparecer, espero pelo próximo e que o convite seja feito com mais antecedência, tinhas algumas perguntas também porém pelo seu relato não conseguiria fazer. Esperamos pois o próximo, uma sugestão, apenas os convidados, o staff da comunicação e o prefeito. Os secretários gostaria de vê-los nos seus locais de trabalho, sem mal juizo "of course". forte abraço Renato Souza

    ResponderExcluir
  2. Poderia também ser realizado esse café sem os jornalistas funcionários da prefeitura,pois os mesmos estão mamando nas tetas do governo atual.
    Pra que tanto assessor de imprensa se nada fazem,nem boas idéias tem.
    Infelizmente Laguna está sendo governada por pessoas do mesmo PT que afundou Laguna.
    Triste constatação.
    Abraços.
    Jurandir Machado

    ResponderExcluir
  3. Amigo Valmir, obrigado pela referência, pelo menos você sentiu nossa falta. Em relação a minha ausência, pura e simplesmente não houve o convite. Isso mesmo, não fui convidado. Ou melhor, fui convidado as 23:19 do dia anterior, por mensagem SMS depois de ter encaminhado a pergunta ao telefone da Chefe de Gabinete do Prefeito a, sempre, solícita, Maria Inês sobre o porque de eu não ter sido convidado. Ela me respondeu com espanto dizendo que seu eu não fui convidado, ELA estava me convidando naquele instante. Após nossa troca de mensagens, meu telefone não parou mais de tocar, para minha surpresa era o Secretário de Comunicação que, creio, queria me convidar. Como ja havia alguns compromissos agendados não pude comparecer.
    Em relação ao secretario de Comunicação, ao mesmo tempo que me ligava respondia minha pergunta feita em minha pagina no facebook dizendo que não tinha me mandado o convite, pois não tinha meu telefone, nem endereço nem e-mail para me contatar. Logo após, como pode-se observar na pagina, disse que "se eu queria brigar ele iria brigar comigo e, ainda por cima, brigar feio". Fazer o que se alguém decide descarregar sua fúria sobre este pobre mortal? Bom, sem mais delongas, se quiser ler sobre assunto, acesse a pagina do Critica Laguna no facebook.
    Espero, sinceramente, que este momento de desequilíbrio do titular da pagina de comunicação da PML tenha ficado para traz, pois esta não é a postura correta de um secretário.
    Quanto ao próximo "café", creio que deva ter nova sistemática. O Café de idéias é com o Prefeito e não com secretários. Só o Prefeito deve ir. A imprensa deve perguntar TUDO o que quiser para o Prefeito e não ter nenhum secretário para encher linguiça.
    Como ja escrevi, num primeiro momento achei interessante sua ideia, mas analisando friamente, os assuntos que nos interessam, JAMAIS, serão falados nestas reuniões. Serão interessantes estes encontros, mas a produtividade, até que me provem o contrário, creio que seja duvidosa.

    FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  4. Valmir dentre os questionamentos feitos por você nesse café de idéias, em um você me representou, e fico muito feliz com isto, pois é no momento como cidadã, o que mais me interessa ver funcionando nesta cidade - o tal restaurante escola. Quando foi noticiado pelo governo anterior eu havia compreendido ser aquela uma escola técnica federal que a Laguna havia conseguido trazer para cá. Fiquei muito feliz com a possibilidade de ter em nossa cidade uma oportunidade aos jovens para aprenderem muito sobre culinária, higiene, serviços de copa,manejo de lixo doméstico, escolha de produtos e conservação de alimentos, e inclusive cultura e história específicas da nossa terra. Enfim ...escola é algo que fascina qualquer um, imagino eu. Com a resposta que lhe foi dada, no evento com a imprensa, compreendo que não se trata de algo já conquistado conforme entendi antes. Como leitora agradeço sua atuação jornalística e aqui voltarei sempre para buscar a informação. Por outro lado se não vamos ter uma escola técnica federal de gastronomia, que venha o que for possível nesse sentido, já que temos o prédio. Considerando a escola-restaurante um tema relevante, como semeador de conhecimento e conseqüente injeção de gente no mercado de trabalho, torço para que o pessoal da imprensa continue se interessando e levando para as rádios e colégios este debate. Ma Fatima Barreto Michels.

    ResponderExcluir