sexta-feira, 7 de junho de 2013

Nota de falecimento+

Sepultado na tarde desta sexta-feira em nossa cidade, Joneci Manoel Cândido, aos 73 anos, o “Sargento Joneci”, irmão do Claudinor (Nonô) Cândido, do sinuca, não tem?
Joneci faleceu ontem no Hospital de Caridade, em Florianópolis.

O conhecido Joneci, sargento reformado, contagiava a todos com sua alegria, principalmente no carnaval. Sempre tinha uma história, uma piada, um “causo” para contar entre os amigos.
Era personagem obrigatório no carnaval do Bloco da Pracinha, onde apresentava anualmente seus personagens e mensagens hilárias, quase sempre em parceria com seu irmão.

Não faz nem um mês ainda o encontrei no caixinha do Banco do Brasil, ali no calçadão da XV de novembro. Entre uma risada e outra, por mais de vinte minutos conversamos. Indaguei sobre a criação do personagem para o carnaval do ano que vem. Ele me confidenciou e pediu segredo, para o efeito da surpresa. Guardei, mas agora posso revelar.

Disse que ia sair com um ralador e um côco pela metade pendurado ao pescoço. No cartaz ao peito o aviso: “O HOMEM DO CÔCO RALADO”.
- A maldade e conclusão ficam por conta das cabeças das pessoas, disse ele, que no carnaval deste ano desfilou pela praça e avenidas, compenetrado, sério, segurando uma vara entortada com o cartaz onde se lia: “O HOMEM DO PAU TORTO”. Não havia quem não o fotografasse, pela criatividade e a dubiedade da mensagem.

Foi quem batizou o hoje conhecido Bar Necrotério, no Magalhães. Quando adentrou ao ambiente no primeiro dia de inauguração do local, ainda sem nome, Joneci exclamou aos presentes: - Mas que sala com o formato do necrotério lá do hospital. Pronto! Estava batizado o bar do Clodoaldo de Bem.
De uma conversa entre ele, Vedelino Marçal e Dorival, surgiu a ideia de uma corrida em torno da pracinha Souza França. Flavinho Marçal e Waldizinho Sant'Anna ouviram a conversa, bancaram a ideia e nascia então a Corrida de São Silvelho, fazendo uma analogia a São Silvestre.

Esse era o Joneci, que gostava de uma pescaria e de fazer amigos e os tinha de todas as gerações. O carnaval de rua lagunense vai ficar mais pobre pela perda de um grande folião.
Sentimentos aos familiares e amigos.

Minha singela homenagem ao Joneci, através da publicação de algumas fotos do meu arquivo, de seus engraçados personagens e desfiles nos carnavais do Bloco da Pracinha. A primeira foto colorida é de André Luis Fotografia e a segunda do amigo Renato Souza, do Site Descobrir Laguna. A última foto do Joneci, no carnaval de 2013:



Joneci (à direita na foto), com seu irmão Nonô.



Nonô e Joneci no carnaval de 2012. Foto de André Luis Fotografia. Enviada pelo Renato Souza.
   
Joneci no carnaval do Bloco da Pracinha 2013.
 
 



Um comentário:

  1. Joneci foi um grande personagem de Laguna, minha mãe conta que quando crianças brincavam ela e seus irmãos com ele nas areias da praia do Gi, onde ele por se o menor da turma era enterrado na areia até o pescoço, sofria a cada nova onda que chegava. vai fazer falta no carnaval e no cotidiano da terrinha, descanse em paz.

    ResponderExcluir