segunda-feira, 8 de julho de 2013

Divagações em uma fria manhã de segunda-feira

Criei este Blog em abril de 2006. Fui pioneiro aqui na região com assuntos da Laguna. De lá pra cá foram centenas de matérias e fotos publicadas, muitas delas críticas, cobrando de autoridades constituídas providências e ações sobre os problemas abordados.

Tenho muita tranquilidade em escrever minhas opiniões porque sou apartidário e atravessei muitos governos de nossa cidade agindo assim, procurando ser isento.
Isso desde o meu extinto jornal Tribuna Lagunense, na década de 90, ou em colunas de outros jornais e em crônicas nas rádios da Laguna, onde comecei aos 14 anos com matérias lidas pelo decano do rádio lagunense João Manoel Vicente, na Rádio Garibaldi.

Com a criação deste Blog há sete anos, procuro mostrar a realidade que vejo e que pode muito bem não coincidir com a do leitor e muito menos com a realidade das autoridades.

Muitos foram os leitores que aqui deixaram comentários nesses anos todos, parabenizando e inclusive enriquecendo as matérias publicadas, trazendo mais informações e criticando também. Nem poderia ser diferente.

E-mails, telefonemas e abordagens na rua e em reuniões sociais sempre foram (e continuam sendo) constantes. O que é muito gratificante para quem escreve.

Tenho ainda em minha memória muitas pessoas que outrora apreciavam os assuntos aqui abordados e que paravam na rua para se manifestarem positivamente.

Lógico – e não sou bobo, podendo até ter a cara – que muitas dessas pessoas só o faziam porque tinham interesses nas mudanças políticas vindouras e queriam ficar bem na foto. Nos bastidores os espertinhos já negociavam cargos para si ou familiares. Como se a gente não soubesse quem é quem na Laguna.

Pois bem. As mudanças políticas aconteceram com os resultados das eleições de sete de outubro de 2012. Desde o primeiro dia deste ano uma nova administração surgiu em nossa cidade. Novos nomes em cargos – alguns não tão novos assim, sempre se repetindo e cansando a paciência de nós viventes. Fazer o quê?

Pois continuo buscando aqui da minha humilde trincheira escrever dentro das mesmas convicções e ideologias. Continuo fazendo o mesmíssimo trabalho e muitas vezes até me repetindo na amostragem de problemas e na cobrança de soluções, na exposição dos bastidores políticos, na crítica e nos elogios também. Não fui eu que mudei.

E aí algumas daquelas pessoas que lá no passado, nem tão longe assim, viam virtudes em meus escritos, hoje ficam contrariadas, acham que estou sendo pessimista demais, criticando demais, pegando pesado demais. Cedo demais. Tudo demais. Logo eu que sou considerado diplomata em meus escritos.

São umas engraçadinhas essas pessoas. Hoje falam isso, lógico, porque viraram vidraças e assumiram elas mesmos cargos na prefeitura ou empregaram seus familiares, esposas, filhos.
Alguns para chegarem lá, é bom que se diga, venderam a alma ao capeta, engolindo amargamente suas próprias opiniões e convicções, rasgando discursos, falas e escritos, pisando em semelhantes, dando rasteiras em cobras, esquecendo leais amigos e familiares.

Pois bem. O Ministério da Saúde adverte: trabalhar ou viver contrariado, pisando diariamente na própria consciência é um veneno bebido a conta-gotas.

***

Não liga não leitor, são apenas divagações que faço nesta manhã fria de segunda-feira.

3 comentários:

  1. quem não deve não teme,mas aqui em Laguna creio que 90% tá devendo e outros 8% vão dever resta 2% para ter coragem de falar. a conclusão é lamentável pois quem sofre somos nos mesmos que moramos nesta cidade. JORGE EDU

    ResponderExcluir
  2. sou sua fã, gosto de suas criticas, compartilho muito com suas ideias. que Deus te dê muita saúde, força e coragem para enfrentar os espinhos que todos nós temos em nossos caminhos. um abraço

    ResponderExcluir
  3. Blog muito bom que sempre traz ótimas reportagens culturais, informativas e questionadoras. É este o canal virtual onde busco notícias sobre a nossa cidade. Assino dois jornais semanais impressos mas num blog há matérias da hora.Parabéns, Valmir!

    ResponderExcluir