terça-feira, 10 de setembro de 2013

Avenida João Marronzinho (ex-Castelo Branco) só agora começa a ser recuperada. A gente "semos" humilde, bastava fazer isso, prefeito Everaldo, RECUPERAR!

Os maiores responsáveis pela detonação do leito da então avenida Castelo Branco (hoje João Marronzinho), foram os caminhões transportando toneladas de blocos de pedra para as obras do Molhe Sul.

As obras de restauração da citada avenida deveriam ter sido cobradas do Consórcio, como forma de compensação ambiental ou através da Justiça. Não o foram.
Mas se até as obras do Molhe Sul ficaram a desejar e se o próprio Procurador Federal Celso Três as questionou...

Fujo ao tema. O que eu quero dizer é que a avenida Castelo Branco ficou abandonada durante anos. A administração passada somente tapou um buraco aqui outro acolá.

O atual prefeito Everaldo dos Santos, quando candidato prometeu a recuperação da via. Sabia de antemão que não haveria dinheiro para uma grande obra, até porque teria que contar com verba do governo do estado, elaborar e aprovar projeto, transformar, através da Assembleia Legislativa, uma via municipal em estadual, etc. Custo disso tudo: R$ 12 milhões. Há dinheiro no cofre do governo do estado?

Ninguém pediu tanto, o lagunense é humilde em suas reivindicações. O que os eleitores queriam – e turistas e veranistas - era simplesmente a recuperação da via.
Se o prefeito Everaldo ouvisse as pessoas certas, gente que lhe apoiou, queria o seu bem e da Laguna, gente sincera e não puxa-sacos, teria pensado e decidido diferente, desde janeiro deste ano. Nesta situação mostrada e em outras várias surgidas ao longo desses nove meses.

Explico.
Se seguisse conselhos dos verdadeiros amigos, teria contratado uma empresa, através de licitação e recuperado, a exemplo do que foi feito na avenida Colombo Salles, toda a malha viária das duas pistas da avenida Castelo Branco. Em mais ou menos noventa, cem dias de governo, tudo estaria pronto, com base de brita colocada e compactada, areia, retirada e recolocação das lajotas. Pintava o meio-fio, plantava algumas palmeiras, amendoeiras, "napoleões" e flores nos canteiros centrais, tascava poderosa iluminação com lâmpadas de sódio e Pronto! Básico, be-a-bá, arroz com feijão. E poderia dizer: Fiz o que em muitos anos ninguém fez. Calava a boca de meia-dúzia.

Bastava isso e o leito daquela avenida ficava recuperado. Até porque tão cedo não mais teremos transporte de rochas pelo local.
E teria amplo e eloquente discurso, dizendo aos microfones de radialistas sempre muito empolgado$, que recuperou, conforme prometido, a avenida Castelo Branco (João Marronzinho).

Recuperou, salientaria e repetiria uma, duas, três vezes, babilonicamente, mas que queria mais, sonhava em fazer uma avenida moderna, de primeiro mundo, com iluminação assim, com canteiro assado, etc e que iria lutar por isso durante todo seu mandato. Iria a capital do estado, a Brasília, ao cafundó do Judas se fosse preciso em busca do dinheiro para a obra... Clac, clac, clac, muito bem, ele merece, Viva.

Afinal, leitor, em ordem de importância, cá pra nós, o que era mais primordial? A Praça Seival ou a avenida Castelo Branco, que foi promessa de campanha?
O prefeito Everaldo dos Santos preferiu a Praça, onde gastou R$ 721.630,81 e que poderia ser construída posteriormente. Como perguntaria Silvio Santos: É dinheiro ou não é?

Só agora, neste início de setembro é que alguém se tocou lá na prefeitura e resolveu recuperar o leito da avenida João Marronzinho, até porque será muito feio, repercutirá muito mal, iniciar a próxima temporada de veraneio com a avenida  esburacada do jeito que está. Um ano depois e nada? Perguntaria quem adentrasse a Laguna. Se já não bastassem os buracos no restante da cidade...

Leito da avenida sendo recuperado. Bastava fazer isso no início da administração. Pra que complicar?

De acordo com o secretário de Obras, Orlando Rodrigues, em release enviado, toda a parte direita (sentido Calistrato Muller Salles – Praia do Iró) da avenida João Marronzinho será refeita no prazo de 45 dias. “Se o tempo continuar firme, a primeira etapa ficará pronta em breve”, afirma.

Sendo assim, se a obra continuar, mais 45 dias e a parte esquerda da via também pode ser recuperada. Fácil, rápido e não precisava todo o desgaste havido nesses últimos meses.

Mas o prefeito Everaldo dos Santos preferiu o caminho mais longo, penoso e difícil.
Fazer o quê? Por decisões equivocadas assim há sempre um preço a pagar, principalmente político.

Fica a lição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário