quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Nota de falecimento+

Faleceu hoje, Zulfilmar Valgas Viana, o professor But, aos 69 anos.
Maiores informações daqui a pouco.
Falecimento foi às 16 horas no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão. Corpo está sendo velado na capela Santo Antônio dos Anjos (ex-Cine Roma) e sepultamento vai ocorrer às 11 horas desta quinta-feira, no cemitério da cruz.
***

But foi meu professor de inglês no CEAL, e mestre de algumas gerações. Lembro-me da inauguração do laboratório de línguas naquele estabelecimento escolar, em meados da década de 70, onde ele ministrou, pioneiro, tendo como técnico o sempre presente Gariba. Suas aulas eram apreciadas pelos alunos, porque sempre trazia traduções de letras de canções dos Beatles, Rolling Stones, Elton John...


Há cerca de dois meses fiz esta foto do But, ali na Praça República Juliana, num encontro casual onde relembrei alguns fatos da época do Ceal.

But sorriu e até me questionou como eu conseguia lembrar alguns detalhes. Brinquei que com o passar da idade é assim, a gente relembra fatos ocorridos na infância e juventude e nem lembra o que almoçou ontem. E a gente é lagunense, né But? Memória de elefante. Ele concordou e brincou, deve ser também o “alemão” chegando, porque comigo também é assim. Mas seu estado de saúde já era crítico, visível. Um câncer no fígado o estava levando.

Contei das letras das canções em inglês e suas traduções em português que faziam enorme sucesso nas turmas, junto aos alunos, principalmente as meninas. Das paqueras, de alguns nomes femininos que se destacavam... 

Naquela época, éramos ávidos em decifrar o inglês por causa dos sucessos que tocavam nas rádios e dos discos em vinil e fitas das bandas inglesas e americanas, que consumíamos. Era um cenário bem diferente da atualidade onde qualquer criança já domina este idioma, parecendo já nascer sabendo. É difícil explicar aos jovens de hoje aquele cenário, digamos, jurássico. Mas meu Deus! Foi apenas há 40 anos!

Relembrei sua viagem ao EUA junto com a então esposa, professora Marta Bonazza Viana (minha professora do 3º ano primário no então Grupo Escolar Jerônimo Coelho) visando aperfeiçoar estudos e de como ficamos tristes com suas partidas. Algum tempo depois retornaram a Laguna. Após, perderam o único filho, Thomaz Viana Netto, o Thomazinho, morte que abalou a família.
But tinha enorme vontade de viver e penso que foi isso que o sustentou durante todos esses meses em que já se encontrava enfermo.


Sentimentos aos amigos e familiares. E vá em paz a caminho da luz divina.

3 comentários:

  1. Grande professor, que pena. Laboratório de inglês era bom. Trabalhavam no laboratório o But, Roberto Brandl e o Gariba. Os dois primeiros já partiram. Gariba se cuide. Luís Eduardo Ulysséa Rollin

    ResponderExcluir
  2. Grande mestre, um forte abraço na Professora MARTA,
    QUE A LUZ DIVINA ILUMINE SEU CAMINHO AGORA E SEMPRE.

    PROFESSOR - DILMAR LOPES ( FLORIPA- DIO- RD- 1976 ).

    ResponderExcluir
  3. Os professores But e o Roberto Brandl partiram muito cedo. Perda para a educação de Laguna.

    ResponderExcluir