terça-feira, 17 de setembro de 2013

Hoje, a primeira Audiência para o Plano Diretor

Nesta terça-feira, 17 de setembro, a Câmara de vereadores de nossa cidade, vai realizar uma Audiência Pública às 15h, no Plenário do Legislativo, com objetivo de tratar de assuntos relacionados ao Plano Diretor da Laguna.

São treze as propostas apresentadas: Mobilidade urbana, meio ambiente e saneamento; Lei de Zoneamento, uso e ocupação do solo; Sistema viário e mobilidade municipal; Parcelamento do solo urbano; Código de obras; Código de posturas e meio ambiente; Consórcio imobiliário; Direito de preempção; Lei do solo urbano; Direito de construir; e Impacto de vizinhança.

O que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades.

É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte de cidade. É processo de discussão pública que analisa e avalia a cidade que temos para depois podermos formular a cidade que queremos.

Desta forma, a prefeitura em conjunto com a sociedade, busca direcionar a forma de crescimento, conforme uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais.


O Plano Diretor deve, portanto, ser discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito. O resultado, formalizado como Lei Municipal, é a expressão do pacto firmado entre a sociedade e os poderes Executivo e Legislativo. 

2 comentários:

  1. Boa tade Valmir!
    Para que se componha o Plano Diretor, é imprescindível a participação da sociedade.
    Isto se dá quando o Legislativo vota o referido Projeto. Infelizmente, a sociedade não tem ainda o devido conhecimento de sua participação na cobrança e na demanda do Legislativo. O que acontece, normalmente, é o Executivo enviar e o Legislativo boicotar....Assim como acontece com o PPA, a LDO e a LOA....Por isso, a necessidade da participação da população.
    Uma excelente tarde!
    Maria de Fatima Martins

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Ainda discutem isso? Lamentável.
    Waldy Sant'Anna Júnior.

    ResponderExcluir