segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O adeus a Saul Ulysséa Baião

Como estava ausente da Laguna semana passada, não pude registrar no Blog o falecimento do ex-prefeito da Laguna Saul Ulysséa Baião, 86 anos, sepultado em nossa cidade na última quinta-feira, 14.
Há alguns meses, conversamos por alguns minutos na rua Raulino Horn, quando lhe fotografei, na calçada, amparando-se a uma bengala.

Seu Saul era um grande conversador, além de possuidor de vasta cultura. E sempre extraía dos acontecimentos uma piada, um lado engraçado. Para quem tinha intimidade com ele era um privilégio ser seu interlocutor.
Eis um homem que passou pela política e dela saiu com a mãos limpas, honrado e com o senso do dever cumprido. Tão ao contrário de muitos de hoje...
Sentimentos aos familiares.

Saul Ulysséa Baião foi advogado, professor e prefeito. Nascido em 7 de fevereiro de 1927, filho de Silvia (Ulysséa) e de Antonio Baião. Casado com dona Sônia Maria Nacif, com quem teve as filhas Sara Raquel Baião Nunes e Soraia Baião Maragno, que completaram a família com Ananda, Hannah, Valéria e Luiza. Neto do historiador Saul Ulysséa, desde cedo mostrou inclinação pela leitura.

Iniciou o período escolar no Colégio Stella Maris, onde estudou dois anos, sendo transferido para o Grupo Escolar Ana Gondin, levado pelo seu tio, Ruben Ulysséa, diretor daquele educandário.
Aos 11 anos, já estudava no Ginásio Lagunense e em 1944, transferiu-se para a capital, onde cursou o Científico no Colégio Catarinense, paralelamente a Academia de Comércio de Santa Catarina.
De 47 a 51, frequentou com destaque a Faculdade de Direito de Santa Catarina e mesmo antes de receber o título de bacharel já exercia a profissão como “solicitador”.

Foi nomeado Delegado Especial de Polícia, aqui em Laguna e mais tarde já no Ministério Público, foi designado Promotor da Comarca de Blumenau, criada pelo então Governo Irineu Bornhausen. 
Desde pequeno, evidenciou uma forte inclinação para a política e na UDN, levado por seus amigos, Osvaldo Cabral, Irineu Bornhausen e Bulcão Viana, foi “Diretor Acadêmico” da UDN em Florianópolis.
Em 1951, transferiu-se para Laguna, passando a exercer a profissão de advogado e de professor da Escola Técnica de Comércio Lagunense, onde lecionou durante 22 anos. 


Na carreira política, foi eleito prefeito, pela Arena, em 1970. No seu governo, foi prioridade, eletrificação rural e calçamento de ruas.
Construiu o prédio da Estação Rodoviária e investiu no aprimoramento e melhoria do Museu Anita Garibaldi. A atual bandeira da Laguna foi criada no seu governo.
Em 1974, já em Florianópolis, foi nomeado Procurador Fiscal do Estado, cargo que exerceu até aposentar-se. No âmbito social, fez parte da diretoria do Clube Congresso Lagunense onde atuou em todos os cargos da diretoria, sendo presidente durante dois mandatos.
Prefeito Everaldo dos Santos decretou luto de três dias.
Fonte: PML


2 comentários:

  1. Homem culto e estudioso. Você disse tudo Valmir. Nosso abraço a família. Fatima e Antonio Michels.

    ResponderExcluir
  2. Ele é meu família de Laguna sc vou desvendar esses mistérios de nossa família

    ResponderExcluir