segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O abraço ao Gravatá. Às favas a opinião pública

Moradores e apaixonados pela praia do Gravatá no domingo, 15, promoveram um abraço simbólico no local. A programação iniciou às 9h, na, agora denominada, Praça de Eventos Seival, no Mar Grosso.

O Movimento Cultural e Natural da Laguna foi um dos organizadores do ato, juntamente com associação de surfe e admiradores da natureza.
O abraço foi à beira-mar entre as encostas que protegem a praia do Gravatá e atraem turistas de várias partes. “Mostramos nosso respeito pelo meio ambiente e, principalmente, pelo nosso patrimônio e a vontade popular”, disse o vereador Eduardo Carneiro (PP), que apresentou emendas para transformar o local num Parque Municipal Natural Morro do Gravatá dentro do Plano Diretor, mas foi rejeitada.  

A medida é uma solicitação para preservar o local e deixá-lo intocável. Na quinta-feira, dia 12, sete vereadores derrubaram o veto do prefeito Everaldo dos Santos, autorizando a urbanização na área protegida. A emenda está dentro do Plano Diretor que recentemente foi discutido, recebeu emendas dos parlamentares.
As emendas ocasionaram revolta popular, manifestações por toda a cidade, recomendações do Ministério Público e abaixo-assinado. Nada adiantou e agora o Plano Diretor vai ser assinado e publicado no Diário Oficial do município.
(As fotos são: Divulgação/vereador Dudu Carneiro, Elvis Palma e www.rlj.com.br)


PS: Bem por isso tenho minhas dúvidas quanto à realização - e eficácia - das mal fadadas audiências públicas. Debater, conversar, discutir, etc. Para quê mesmo? Hoje em dia, quando os governantes, os ditos representantes, querem fazer diferente, mexer num Plano Diretor, aumentar gabaritos em construções, aumentar seus vencimentos, taxas e impostos, alteram, aumentam e pronto. Podemos gritar, berrar que eles fazem ouvidos moucos. Ignoram até as recomendações do Ministério Público! Não dão a mínima satisfação aos seus eleitores e não estão nem aí quanto aos reflexos políticos, porque sabem que na próxima eleição serão eleitos novamente. Ou não? Às favas a opinião pública.

Chega-se a conclusão que tudo é um jogo de interesses. Ou não?
Venceu, mais uma vez, a especulação imobiliária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário