segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Fedentina e omissão

Um leitor aqui do Blog me pede para escrever sobre o esgoto escorrendo nas areias do Mar Grosso.
Olha, querem saber? Não vou mais escrever sobre isso. Cansei, santa!
Durante os últimos anos fiz várias notas sobre a situação.
Estranho que nenhum leitor aqui do Blog deixou comentário quando abordei o problema, inclusive trazendo fotos.

Os vereadores Andrey Pestana de Farias (PSD) e o Dudu Carneiro (PP), sejamos justos e reconheçamos, durante todo o ano de 2013, apresentaram diversos requerimentos pedindo providências ao Executivo, clamaram da tribuna da câmara várias vezes. Passou-se mais um ano e nada foi feito.
Agora que a fedentina está insuportável, de vomitar, é que alguns viram e sentiram o odor? 
É caso de saúde pública!!! Contaminação, doenças. E a temporada de verão só está começando.

É difícil resolver o problema? Não, mas para isso há que se ter vontade política, fazer valer a autoridade e enfrentar alguns.
Escrevi resolver, não fazer tampões provisórios de areia. Basta fiscalizar e lacrar as ligações clandestinas, além de multar os responsáveis e divulgar na imprensa os nomes dos imóveis infratores.
Usa-se azul de metileno, robôs com câmeras, sei lá. Mas a ordem para fiscalizar de fato tem que vir de cima e aguentar a pressão. E paralelo, retornar com a rede e motores de recalque que o engenheiro André Labanowski projetou e foram instalados há alguns anos, no governo do ex-prefeito João Gualberto Pereira.

No fim, putz!, acabei novamente abordando o assunto, tanso que sou. Fico velho e não aprendo, êta!

Fico pensando com meu protetor solar:

- Porra! Tem gente ganhando para fiscalizar e acabar com o problema. Tem gente que foi eleita prometendo resolvê-lo.
O prefeito mora no Mar Grosso, vários vereadores também. O bairro tem duas associações de moradores. Comerciantes, restaurantes, hotéis, bares.
De frente para o mar, testemunhando, presenciando e cheirando a fedentina das ligações clandestinas na rede pluvial desembocando nas areias do Mar Grosso, há vários políticos e autoridades de diversos escalões.
Têm prefeitos e ex-prefeitos, deputados estaduais e federais; médicos, secretários, juízes, promotores, desembargadores e até um vice-governador lagunense, que é médico. Fora as dezenas de políticos de toda a região da Amurel que aqui veraneiam. Portanto, tudo gente poderosa e com influência.

Se eles todos que possuem imóveis e investimentos no Mar Grosso não falam nada, não reclamam, não exigem providências imediatas e nem parecem ver e sentir o esgoto, eu é que tenho sempre que me expor, falar, criticar?
Chega.


P:S: Torçam para que os técnicos da Fatma só recolham amostras da água para análise, porque se eles resolverem levar amostras da areia de alguns pontos...

Um comentário:

  1. todos estes que você citou "OTORIDADES" não curte a laguna nem mesmo vão a praia por isso não podemos esperar nada deles,Se quando veem ,chegam com seus posantes com ar condicionado e perfuminhos dentro dos mesmos , e se por acaso for agendado uma visita a estes locais teremos certamente uma duzia de cumpincha para deixar o " local próprio para políticos " ou seria banho.
    JORGE EDU

    ResponderExcluir