quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Nota de falecimento+

Dr. Norberto, em foto de Maria de Fátima Barreto Michels
Faleceu no início da manhã de hoje, em Florianópolis, vítima de um infarto em sua casa, no bairro Trindade, o lagunense, advogado, professor, escritor, desembargador aposentado dr. Norberto Ulysséa Ungaretti, aos 77 anos.
Triste notícia que enluta a todos nós que o conhecemos, com sua inteligência, seu dom da palavra e humor que cativava. E de suas palestras espíritas. Praticava a verdadeira caridade, que é a anônima. Foi leitor habitual aqui do Blog, onde deixou vários comentários, o que muito me honrava.
Ungaretti publicou o livro “Laguna, um Pouco do Passado” e estava trabalhando no primeiro volume da biografia de Jerônimo Coelho, e com amplo material reunido para um segundo volume do lagunense mais ilustre do império.

O velório do dr. Norberto Ulysséa Ungaretti será realizado a partir das 18h30min de hoje, no cemitério Parque Jardim da Paz, localizado na rodovia SC-401, em Florianópolis. Seu sepultamento ocorrerá amanhã, sexta-feira (10), às 10h30min, no mesmo local. Deixa a esposa Ecely e cinco filhos.
Sentimentos aos familiares e amigos.


3 comentários:

  1. Muito dolorosa para Laguna e seguramente para toda Santa Catarina, a perda do desembargador Dr. Norberto Ulysséa Ungaretti, por tudo que representou como profissional do direito e como pessoa humana. Parte da história da Laguna foi registrada a partir da sua pesquisa dedicada e comprometida com a realidade dos fatos, como demonstra sua última obra LAGUNA: UM POUCO DO PASSADO. Meus sentimentos à toda família do Dr. Norberto... nossa comunidade está de luto.
    Adolfo Bez Filho.

    ResponderExcluir
  2. Caro jornalista Valmir: a Laguna perde, sem dúvida alguma, o seu maior intelectual. Mente privilegiada. Homem estudioso que deixa obras de valor a nossa gente. Partiu muito cedo pois era produtivo pesquisador que gostava de esclarecer a nossa história. Defensor da nossa terra honrou-nos com sua eleição para a Academia Catarinense de Letras. Impressionei-me com sua gentileza quando fomos procurá-lo para prefaciar uma obra. Fomos tratados com muito carinho, respeito e consideração. Laguna empobrece um pouco com a partida do mestre Norberto. Uma perda considerável para o mundo das Letras e do Direito. Fatima Barreto.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo: Agradeço a você Valmir por me creditar a imagem do mestre Norberto que, de fato, é de minha autoria. Fiquei triste ao ver dois dos semanários lagunenses que publicaram fotos do Dr. Norberto, feitas por mim, e não citaram minha autoria. Talvez esses editores temam que eu possa reivindicar algum direito. Não sou fotógrafa profissional e já fiz capas de muitos livros sem cobrar um tostão, ao contrário, colaborei, inclusive com revistas, ajudei a editar. Tá certo que os profissionais ganhem seu pão trabalhando mas faço pela alegria de participar. Fico triste sim quando publicam e me omitem totalmente. Obrigada, ao menos você citou que a foto foi feita por mim. Fátima.

    ResponderExcluir