quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Isenção predial e territorial para imóveis tombados na Laguna não existe mais

Moradores e proprietários de imóveis do centro histórico da Laguna estão surpresos com o valor do IPTU deste ano. Surpresos e revoltados.
Os contribuintes que estão buscando antecipadamente o carnê ou o imprimindo pela internet, constatam, assustados e desolados, que a isenção predial e territorial para imóveis tombados deixou de existir.
Escritório do Iphan informa que fez seu trabalho e enviou à prefeitura – como faz anualmente – a planilha com a relação.
Pois os valores do imposto predial e territorial voltaram a constar das cobranças depois de décadas de isenção que era prevista em Lei Municipal. Nenhuma explicação até agora foi postada no site da prefeitura. 
Algum vereador para se manifestar e explicar?

As reclamações e o descontentamento de proprietários e moradores já começaram e vai aumentar quando do recebimentos dos carnês. Já há muita gente arrependida do seu voto e até com saudades de administrações passadas.
A isenção do IPTU para os imóveis tombados era uma forma de incentivo na manutenção dos imóveis.

5 comentários:

  1. Não foi só os do centro que aumentaram não...
    Se ainda houvesse retorno....

    Cléa

    ResponderExcluir
  2. E o dinheiro para reformar de onde vem.....do meu bolso que pago IPTU.
    e se a isenção é para incentivo,porque temos prédios mal cuidados
    Jorge Edu

    ResponderExcluir
  3. Os imóveis pertencentes ao Centro Histórico de Laguna encontram-se protegidos por Lei Federal. Desde 1985 esta proteção é prevista , especialmente no Decreto Lei 25 de 30/11/37.
    Devido à obrigatoriedade de atendimento da Lei de tombamento pelos proprietários de imóveis do Centro Histórico, a Câmara de Vereadores do Município de Laguna aprovou a Lei Complementar 033 de 11/12/1997, que em seu artigo 19, item VII, estabelece um incentivo fiscal regulamentando percentuais varáveis de isenção do Imposto Predial.
    A isenção varia em função da importância e do estado de conservação do imóvel. Quem fará a avaliação será o IPHAN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, de acordo com o Iphan/Laguna, a prefeitura alega que a Lei Complementar nº 033/1999, foi revogada.

      Excluir
  4. É o fim do caminho. E da isenção do imposto! Laguna descendo a ladeira e nossos representantes rindo à toa. Será que o IPHAN contra argumentou a necessidade de continuar o incentivo? Fomos jogados às moscas!!

    ResponderExcluir