quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Várias peças e mobiliários do Museu Anita Garibaldi ainda não retornaram ao prédio

O Museu Anita Garibaldi foi fechado ao público em 24 de março de 2010, com as obras de reforma e revitalização iniciando somente em 17 de agosto do mesmo ano. Os trabalhos levaram cerca de dois anos. Foi entregue novamente à população e visitantes em 28 de julho de 2012.
Por conta dos serviços, o acervo do Museu foi realocado em vários locais, como os altos do Mercado Público e o antigo Ginásio Lagunense.

Desconheço se foi efetuado algum tipo de inventário naquela época.
Ao retornar ao prédio original, muitos estranharam a ausência de inúmeras peças e móveis. E várias delas voltaram deterioradas e/ou quebradas. Ou nunca retornaram.

A verdade é que o Museu Anita Garibaldi hoje em dia não é mais nem sombra do que foi no passado. Um Museu eclético, criado por lagunenses, tendo à frente o juiz de Direito João Tomaz Marcondes de Matos, que angariou junto às famílias tradicionais da cidade, através de doações, um rico e variado acervo.

O Museu Anita Garibaldi era lotado de peças e móveis de época que o tornavam rico justamente pela variedade e diversidade. Era seu diferencial, justamente por não ser temático.

Hoje, as duas salas ao Norte no andar térreo da edificação estão vazias e a chamada reserva técnica é mínima. Há uma profusão de painéis e muitas das etiquetas de identificação com os dados das peças, desapareceram.
Por exemplo: Onde está o livro de atas contendo a sessão da Câmara de Vereadores de 29 de julho de 1839, que proclamou a República Juliana?

Falta limpeza, manutenção e tíquetes de cobrança
Outro problema que se verifica é a falta de limpeza no prédio e acervo. Os expositores estão sem cadeados de segurança; e, PASMEM, a cobrança de ingresso (R$ 5,00) é feita sem qualquer tipo de controle como recibos ou tíquetes. Além disso o elevador interno está quebrado e há muitas lâmpadas queimadas.

Várias peças e móveis não retornaram
Há ainda peças e móveis que até os dias atuais não retornaram ao Museu Anita Garibaldi.
Algumas delas, por incrível que pareça, podem ser encontradas ainda hoje depositadas numa das salas da Biblioteca Pública Romeu Ulysséa (antigo Ginásio Lagunense).
Vejam:

Pia e peças em porcelana de diversas procedências.

Console com tampo de mármore.

[
Expositores diversos e vazios.

Sofá de palhinha, com assento destruído, que precisa de restauro.

Antiga carteira escolar do Grupo Escolar Jerônimo Coelho, inaugurado em 1912. Gerações de estudantes sentaram neste móvel, que possui na parte superior um orifício onde era depositado o vidro-tinteiro.

Cômoda.


Todo esse material tem de retornar ao Museu Anita Garibaldi urgentemente, pois é patrimônio do povo lagunense. Aliás, de todo o povo brasileiro, afinal Laguna é tombada pelo Patrimônio Nacional.

***
Para ler mais sobre o Museu Anita Garibaldi, veja o que já escrevi a respeito neste Blog:




http://valmirguedes.blogspot.com.br/2012/09/o-museu-anita-garibaldi-foi_17.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário