sexta-feira, 20 de março de 2015

Cine Mussi recebe mostra cinematográfica de filmes alemães

Eis uma manchete que, confesso, digito repleto de emoção. E imagino que o verdadeiro lagunense da gema a lê também com idêntica emoção.
É - de fato - o retorno tão sonhado de nossa maior casa de espetáculos, agora recuperada e revitalizada, à chamada sétima arte.
O espaço foi revitalizado e conta com cerca de 250 lugares. (Se bem que as 100 cadeiras de plástico lá na frente não me convenceram).

E pensar que o Cine Teatro Mussi já constava do rol do “Laguna já teve”.
Que bom que ainda estou vivo para poder testemunhar esse retorno triunfal. Mesmo que seja pontual, por hora. Mas novas atrações virão em breve.

O SESC é o novo administrador do local e distribuiu hoje o seguinte release/convite a todos:
O Cine Mussi, a partir desta segunda-feira, dia 23 de março até 1º de abril, às 19h30m, estará de portas abertas ao público, fã de bons filmes.

A mostra Sombras que Assombram é uma realização do Cine Sesc e Cine Clube da Laguna. Entrada gratuita, com classificação 14 anos. 

Mostra "Sombras que Assombram"
- O Expressionismo no Cinema Alemão -

Eis uma oportunidade para fugir das produções hollywoodianas e se aventurar num cenário renovador da história do cinema e aprender um pouco mais.
Misticismo, fantasmas, sobrevivência, sangue, morte e sombras são palavras que descrevem o sentimento expressionista. Intrinsecamente, trata-se do encontro da criatividade do artista com os seus impulsos emocionais e instintivos mais profundos.

A mostra Sombras que Assombram — O Expressionismo no Cinema Alemão, oferece a oportunidade de se conhecer o movimento expressionista no cinema, que teve seu auge em uma Alemanha arruinada pela Primeira Guerra Mundial e se caracterizou pelo uso de imagens fantásticas e assustadoras e, ao mesmo tempo, pela exposição de uma sociedade imersa em um cenário desolador e extremamente mecanicista.

Os filmes da década de 1920 espelham bastante a nebulosidade de seu tempo: os cenários, em especial das grandes obras, como “O gabinete do Dr. Caligari”, “O gabinete das figuras de cera”, “O golem” e “Nosferatu”, tendem à claustrofobia, têm pouca profundidade, são tortuosos, beiram o grotesco. A maquiagem dos atores foi concebida de maneira exagerada, sinistra, que lhes fazem parecer mortos-vivos. Seus corpos são pesados, com movimentos bruscos. Os figurinos também pesam, dificultam o movimento dos atores, dando-lhes uma aparência soturna.

Atualmente, muitos dos cineastas daquele tempo são nomes cultuados. Qual amante do cinema nunca ouviu falar de Fritz Lang, Murnau, Paul Leni, Ernst Lubitsch, Pabst e Robert Wiene? Se não ouviu, seja bem-vindo ao mundo das sombras expressionistas.

Fonte: Sesc/SC

Programação – 19h30m
Dia 23 - O Gabinete do Dr. Galegari
Dia 24 - As Mãos de Orlac
Dia 25 - O Golem
Dia 26 - O Gabinete das Figuras de Cera
Dia 27 - O Homem que Ri 
Dia 28 - Fausto 
Dia 29 - Nosferatu
Dia 30 - Não haverá sessão.
Dia 31 - Metrópolis
Dia 1º de abril - A última gargalhada

PS: Retirada de ingressos, gratuitos, a partir das 18h no local.

Um comentário:

  1. Caríssimo Valmir

    Que bom saber que o histórico Cine Mussi está revitalizado e reabrirá suas portas ao público lagunense. Laguna ganha um espaço cultural que, em tempos idos, marcou a vida de tantos que por lá passaram.

    Abraço

    ResponderExcluir