sexta-feira, 13 de março de 2015

Nota de falecimento+

Fiz esta foto quando fui entrevistado há alguns anos, no antigo estúdio
da Rádio Garibaldi, emissora que João fundou, de propriedade do então
deputado e ex-prefeito da Laguna Valmor de Oliveira.
Faleceu nesta madrugada, às 2 horas da manhã, no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Tubarão, onde estava internado, o decano do rádio lagunense, radialista João Manoel Vicente, aos 83 anos.
Deixa os filhos Júlio Cesar Vicente, Aurora de Oliveira Remor, João Manoel Vicente Filho (Jango), Jacqueline de Oliveira Vicente Bittencourt, Maria Manoela Reis Vicente e esposa Glória Reis Vicente.
Sentimentos aos amigos e familiares.

Corpo está sendo velado na sala mortuária da funerária Santo Antônio dos Anjos (ex-Cine Roma) e sepultamento vai ocorrer amanhã, sábado, às 9 horas.

Volto daqui a pouco. Estamos todos tristes. Laguna está triste.

***
João Manoel Vicente

João Manoel Vicente nasceu em 30 de outubro de 1931. Filho de Manoel João Vicente e Maria Heleodora Machado, João começou a trabalhar cedo, sonhando em seguir a carreira militar.
Trabalhou no SESI, em Criciúma, chegando à chefia do escritório.
Depois, já funcionário público federal, foi encarregado administrativo do Serviço de Medicina Social do então INAMPS na Laguna, com seu ato de nomeação assinado pelo então presidente Jango.

Na década de 50, paralelamente a sua ocupação principal, começou a substituir os locutores titulares da Rádio Difusora quando esses se ausentavam por poucos minutos para um café ou outros afazeres. Às vezes essas substituições levavam horas, e lá ficava João lendo as notícias e prestando informações aos ouvintes. Tomou gosto pela comunicação.

Tanto que em 1959 sugestionou para que o deputado Valmor de Oliveira criasse um fato novo na cidade, fundando uma nova rádio, o que de fato aconteceu, com o surgimento da Rádio Garibaldi.
João tornou-se assim, além do primeiro locutor e repórter da emissora, o seu diretor.
E foram inúmeras reportagens, entrevistas e programas ao longo desses anos.
Eis uma foto da década de 60, transmissão do carnaval da Laguna na rua Jerônimo Coelho, onde podemos observar,  os radialistas João Carlos Wilke, João Manoel Vicente, João Carlos Silveira, Jucemar Otávio Tomaz e Evilázio Silveira.

Um dos mais famosos e com enorme audiência foi o Grande Jornal Falado Garibaldi, apresentado sempre às 12 horas. Seu aguardado comentário do dia, com o bordão A verdade deve ser dita e alguém deve dizê-la”, alcançava repercussão na comunidade, sempre defendendo os interesses do povo lagunense.
Depois veio o programa Show do Rádio, apresentado diariamente (menos aos domingos) das 7h às 9h, um misto de programa jornalístico, informativo e musical. E quem de nós não tomou o café da manhã ouvindo a hora certa logo após o seu conhecido "Para quem vai viajar, trabalhar ou estudar"?
E mais tarde o programa Cidadania, aos sábados pelo Rádio Difusora, onde se aposentou dos microfones.

Mas João, além do rádio e dos afazeres no INAMPS, sempre arranjou tempo para participar da vida política, esportiva e social da cidade.
Tornou-se uma figura distinta e ao mesmo tempo popular na Laguna, o que lhe possibilitou por duas vezes vencer as eleições para uma cadeira na Câmara de Vereadores da Laguna, pelo então Movimento Democrático Brasileiro – MDB, onde foi secretário da mesa diretora. Exerceu também os cargos de assessor de Imprensa da Câmara, assessor e chefe de gabinete da prefeitura.

Foi candidato à Assembleia Legislativa de SC, recebendo expressiva votação sendo o candidato mais votado no município, depois de Valmor de Oliveira.
Durante quinze anos jogou no Barriga Verde Futebol Clube, da Laguna, além do Atlético Operário, de Criciúma. Foi também secretário da Liga Lagunense de Futebol, à época presidida por Nildo Ulysséa.

Envolveu-se também com o carnaval, sendo presidente ou orador de várias entidades carnavalescas e clubes.

Em 1970, junto com José Lino de Oliveira, levou a Escola de Samba Vila Isabel para uma turnê por quinze dias pela Argentina.
Foi um dos fundadores da hoje extinta Escola de Samba Os Bem Amados, agremiação que revolucionou o carnaval lagunense, em brilho e evolução.
Também fez parte da diretoria da Escola de Samba Os Democratas.

Dentre os prêmios que João Manoel Vicente recebeu, destacam-se Expressão Jornalística, Troféu Prensa, em 2007, Amigo da  Polícia Militar de Santa Catarina,  Amigo da Marinha e Troféu Anita Garibaldi.

***
Adeus meu amigo
Tive a honra de ser entrevistado pelo João inúmeras vezes. Bate papo, conversa entre amigos. Sobre tudo. Livros, política, Laguna e seus problemas, o que sempre foi o assunto preponderante. Em seus últimos programas - Cidadania - aos sábados pela Rádio Difusora, participei ao seu lado e ao seu convite, algumas vezes, também como entrevistador. Um gesto de simpatia que me deixou marcas de agradecimento.
Em 28/03/2009, no Programa Cidadania, estúdios da Rádio Difusora, estive ao lado de
João Manoel Vicente e de Valdemar Manoel de Souza, outro radialista que também marcou 
época no rádio lagunense e de quem eu gosto muito.
Meus primeiros escritos, feitos aos 14 anos, foram lidos pelo João Vicente em seu programa da Rádio Garibaldi, lá por meados da década de 70. Depois, no início de 2000, colaborei durante seis meses com uma coluna semanal, às segundas-feiras, que era lida por ele, o que muito me orgulhava.

Muitas ocasiões, munido de caneta e papel, fui até o Jardim Calheiros da Graça pela manhã cedo, onde ele sempre cumpria um ritual de ir até ao altar de Santo Antônio dos Anjos orar e depois sentar-se nos bancos da nossa maior praça. Indaguei e anotei muita coisa. Sobre o rádio, carnaval, política... Espero usar esses apontamentos um dia.
Adeus João, eis um grande lutador por essa terra que se vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário