quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Afanaram o sino do Museu Anita Garibaldi

Foto: Valmir Guedes Jr.

Nesta noite/madrugada de quarta-feira para quinta-feira, por incrível que pareça, roubaram o sino do Museu Anita Garibaldi.
Na semana passada a Casa de Anita já havia sido arrombada.
Todas as 18 câmeras de segurança que deveriam vigiar o patrimônio histórico, através da Guarda Municipal da cidade não funcionam. 

Uma vergonha! 

Uma aprofundada investigação tem de ser efetuada por nossas autoridades em segurança. O MP e o Iphan deveriam entrar no circuito. Alguém tem de ser responsabilizado pelo descaso.

Para furtar o sino em bronze, um cano de metal, que ficou jogado no local, parece ter sido utilizado para esgarçar o fecho em ferro.
É necessária a força de algumas pessoas para carregá-lo e com a peça descer as escadarias do prédio ou pendurá-lo por cordas, sei lá. Um veículo de carga também seria preciso para transportá-lo, mas ao que parece ninguém viu nada.
O sino furtado. Foto: Valmir Guedes Jr.

O roubo do sino do Museu Anita Garibaldi na calada da noite é uma afronta ao patrimônio histórico da Laguna e aos seus habitantes.

Os furtos se sucedem
Há tempos venho denunciando aqui neste espaço o sumiço de placas em bronze dos nossos monumentos, que não são repostas. E muitas peças do acervo do Museu ao longo dos anos também desapareceram, conforme pode ser constatado consultando o Livro Tombo e em inúmeros depoimentos de familiares que doaram peças e mobiliário ao Museu.

Ainda semana passada a Casa de Anita havia sido arrombada em sua porta lateral. Do seu interior, conforme informação do secretário de Turismo Iberê Aguiar Jacque, foi furtada quantia em dinheiro proveniente da venda dos ingressos. Nenhuma peça do acervo foi levada ressaltou o secretário.
A placa de identificação frontal em bronze da Casa de Anita já havia sido furtada há alguns meses, conforme já mostrei aqui, e jamais foi encontrada.

Conforme divulguei também com exclusividade semana passada, vários móveis foram retirados do Museu, mas conforme informação novamente do secretário de Turismo, eram expositores que a Udesc rejeitou e pertencentes ao acervo do Rau. Os móveis estão num depósito ao lado das Docas.

Se nada for feito, se a segurança não for reforçada e se as investigações não chegarem aos ladrões e/ou receptadores, não duvidem se daqui a pouco os bustos em bronze dos vultos históricos também forem roubados. E é bem capaz de até a estátua de Anita sumir do seu pedestal. 

2 comentários:

  1. Que absurdo! Aqui em Florianópolis também roubaram busto e placas
    na Pça XV. O material pode ser reaproveitado? São roubados por drogados para venda ou por colecionadores. Caso para arapongas, já que a polícia não dá conta.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente os prédios públicos se tornaram alvo dos ladrões e são os que menos segurança possuem

    ResponderExcluir