quarta-feira, 19 de abril de 2017

Ladrilhos de cidades catarinenses são tema de mostra fotográfica

A mostra fotográfica Ladrilhos de Santa Catarina entra em exposição a partir do dia 27 de abril, às 19h, no Museu Histórico de Santa Catarina. O ponto de partida foi Laguna, que teve fábricas de ladrilhos em meados do século 20, e que até hoje estão presentes nas construções do município.


São 25 imagens de ladrilhos hidráulicos produzidos artesanalmente e que formam um elemento do patrimônio edificado das cidades catarinenses.
Até 28 de maio, o público poderá conferir imagens de ladrilhos que foram registrados por Bruno Espíndola, um dos fundadores do Instituto Chachá, entre 2014 e 2016. São imagens das cidades de Florianópolis, Tubarão, Imbituba, Jaguaruna e Pescaria Brava.

A exposição Ladrilhos de Santa Catarina foi uma das quatro selecionadas pelo Edital de Exposições de Curta Duração do Museu. O projeto de pesquisa tem por objetivo mapear de forma colaborativa os ladrilhos hidráulicos do estado para elaboração de um catálogo.

Além das fotos, será apresentado um vídeo com diversas imagens de outras cidades enviadas pelos colaboradores do projeto e algumas peças de ladrilho hidráulico. O público pode enviar fotos de ladrilhos que não estão na mostra para o e-mail ladrilhos.sc@gmail.com informando cidade e endereço. As pessoas que mais participarem receberão prêmios.

Agende-se:
Abertura: dia 27 de abril, às 19h
Visitação: de 28/04 a 28/05. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - localizado no Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, Florianópolis).
Ingresso: Gratuito
Informações: (48) 3665-6363 e na página da exposição.

PS: Infelizmente, muitos desses ladrilhos hidráulicos que formavam variadas e diferenciadas calçadas da Laguna, em cores e formas, foram retirados sem maiores preocupações com a originalidade e preservação.

Muitos deles foram substituídos por prosaicos e comuns pavers de concreto como os da rua Raulino Horn, parte da Gustavo Richard e calçada ao redor do Jardim Calheiros da Graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário