terça-feira, 18 de abril de 2017

Municípios valorizam a Árvore de Anita, enquanto aqui...

Complementando as matérias anteriores:

Há alguns anos, mudas da Árvore de Anita foram plantadas em praças dos municípios de Viamão, Cidreira, Tramandaí e Osório, todos no Rio Grande do Sul.
Os eventos promovidos pelos órgãos culturais, ambientais e educacionais dos citados municípios, contaram com descerramentos de placas, presenças de alunos e professores, autoridades municipais e bandas.
A solenidade em Viamão, acontecida em 2002 pode ser conferida aqui.  Em Cidreira, realizada em setembro de 2011, aqui. O evento no município de Osório aqui

Viram? Conferiram a preocupação em preservar a nossa história? A nossa nossa cultura, através dos atos públicos realizados
Pois é.

É só para mostrar que não é nenhum “absurdo” plantar mudas da Árvore de Anita em nosso Jardim, conforme sugeri em matéria anterior.

"Absurdo e idiota" é não fazer nada. É deixar a nossa história desaparecer. É se preocupar com o micro, com as migalhas, enquanto a nossa história e cultura estão indo para o ralo e só ouvimos desculpas esfarrapadas quanto à falta de verbas ou de elaboração de grandiosos projetos.

Falta é conhecimento, criatividade e vontade de fazer. Aliás, males que atravessam várias gestões da nossa Laguna.

******************
Uma das filhas da “Árvore de Anita”
Há alguns anos, nosso pesquisador e historiador Antônio Carlos Marega recolheu algumas sementes da chamada “Árvore de Anita” e plantou-as no quintal de sua casa. 
Duas das mudas foram doadas para professores. Uma para o Colégio Stella Maris e lá replantada, mas com as obras de construção do Ginásio de Esportes no local, a árvore foi arrancada.
Filhota da Árvore de Anita, defronte ao Ceal, plantada pela
 professora Márcia Brígido
Outra muda da figueira, doada pelo Marega, foi levada pela professora Márcia Brígido e plantada no jardim defronte a hoje Escola de Ensino Médio Almirante Lamego - CEAL, numa pequena solenidade reunindo estudantes. É a árvore da foto.

Portanto leitor, quando passares por ali, fique sabendo que a figueira plantada ali é filhota da “Árvore de Anita”.

2 comentários:

  1. Parabéns meu amigo pela matéria. Os responsáveis pela proteção da árvore de Anita só darão valor quando não mais existir qualquer sinal desta árvore. Laguna está precisando de uns 10 Maregas para darem valor a nossa história. Que nasçam mais filhas para que a história seja contada para nossos netos. E a você Walmir o nosso abraço fraterno e agradecimentos por se preocupar com as coisas desprezadas de nossa amada Laguna. Jorge Abrahão

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente copm o que diz o Jorge. Enquanto ali muitos trocaram juras de amor hoje é uma tristeza olhar "aquilo". (Carlos Araujo Horn)

    ResponderExcluir