segunda-feira, 5 de junho de 2017

Nota de falecimento+

Sepultado na tarde de hoje no cemitério municipal da Passagem da Barra, o ex-vereador Itamar Leal Floriano, aos 66 anos.
Itamar foi eleito vereador na Laguna em 15 de novembro de 1988 pelo PMDB, obtendo 606 votos. Durante seu mandato de quatro anos representou condignamente a região da Ponta e Passagem da Barra, levantando bandeiras em defesa dos moradores daquela região.
Sentimentos aos familiares e amigos.


*****
Há algumas semanas encontrei Itamar no Jardim Calheiros da Graça. Perguntou como eu estava observando a política atual, no âmbito municipal. Conversamos. Depois relembrei alguns acontecimentos passados, dos tempos em que ele era vereador, final da década de 1980, e começo da de 90. Interessou-se pela conversa, não lembrava mais de detalhes, tantos anos atrás. Ao final, sorriu, emocionado.

O dia em que a ata sumiu
Pois bem. Certa ocasião, Itamar, da tribuna da Casa do Povo, denunciou possíveis irregularidades que um grupo empresarial estaria promovendo na chamada região da Ilha, especulação imobiliária, essas coisas. Seu discurso foi contundente, com palavras fortes.
Trecho de seu discurso foi reproduzido num polêmico jornal de nossa cidade.
 Dias depois o vereador e o semanário foram convocados pelos criticados, a confirmar o teor das palavras e da reportagem.
  
Naquele tempo os discursos no Grande Expediente da Câmara não eram gravados. Eram registrados nas atas das sessões. Internet era mera ficção.
Os editores do jornal buscaram pela ata da respectiva sessão, para extrair uma cópia, comprovando assim, as palavras do vereador, mas o documento misteriosamente  havia sumido ou se extraviado, sei lá.
Procurado, prontamente o vereador confirmou suas palavras pronunciadas na Câmara e o teor da reportagem publicada. E assinou embaixo, com firma reconhecida e tudo. Tendo em vista sua imunidade como parlamentar, o pedido foi arquivado.

O jornal era O Palanque e seus editores eram Richard Calil Bulos (Chachá), Valmir Guedes Jr. e Alvino José Jr.

Um comentário:

  1. Amigo Valmir!
    Que triste notícia.Eu e o Itamar fomos vereadores na mesma legislatura, ocasião em que, apesar de desempenhar o cargo de líder do governo, iniciamos uma amizade leal e fraterna, mesmo sendo eu vereador de oposição. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos.
    Leoberto Bittencourt

    ResponderExcluir