segunda-feira, 25 de setembro de 2017

A cruz iluminativa fez 78 anos

Quando das comemorações do Centenário da República Catharinense, em 29 de julho de 1939, o comerciante Eduardo Silva (avô do saudoso Jayson e Afonso Prates Silva - Café Salete, não tem?), cumprindo uma promessa, mandou erigir uma cruz nos altos do Morro Santo Antônio dos Anjos, aos fundos da Matriz.

A cruz foi benzida pontualmente às 15 horas daquele festivo dia pelo vigário da paróquia, padre Bernardo Philippi, tendo sido lavrada uma ata que foi assinada pelos presentes ao evento. (Onde estará?).
A peça foi revestida com azulejos cerâmicos na cor branca, que refletem os raios solares, principalmente nos belos entardeceres na nossa Lagoa. Por isso foi chamada iluminativa.
Conta-nos José Bessa em seu livro "Gente da minha terra", que no lado voltado para a Praça Vidal Ramos foram pintados os seguintes dizeres: "Salva tua alma". 
Já "A face posterior da cruz ficava exatamente de frente para a rua Nova, o melhor meretrício da cidade. Um engraçadinho teve o capricho de subir ao morro com pincel e tintas e ali escrever: "porque teu corpo está perdido".
E conta Bessa mais uma historinha sobre aquele morro. 

Em 1910, aconteceu uma das passagens do cometa Halley. 
"Na época havia muito receio ignorante das consequências deste evento astronômico sobre o nosso planeta. A expectativa pela aparição do cometa era muito grande. falava-se até no fim do mundo. Um grupo dos maiores pândegos da cidade, reuniu-se e colocou na escuridão da noite, no topo daquele morro, uma coroa, erguida sobre um mastro, envolta em estopa e sacos de aniagem, embebida em óleo e gasolina.
Na hora aprazada para a aparição do cometa, tocaram fogo no aro, que deveria ter de 2 a 3 metros de diâmetro, surgindo aquele círculo luminoso no céu, visível em boa área da cidade, cuja iluminação era precaríssima.
Foi uma grande correria, desmaios, um susto enorme. Felizmente não se morria tão fácil do coração naquela época. Enquanto isso corriam rapidamente do local, os protagonistas da "aparição do Halley".
A igreja, bem ao lado, parecia franzir o semblante, desaprovando a brincadeira".

Mas voltemos a cruz. Lá está no cocuruto do morro, atravessando gerações, marcando uma época e ainda nos dias de hoje relembrando a todos os cristãos o martírio do Nazareno em direção ao Gólgota. Encontra-se meio escondida pela mata e precisando de limpeza e reparos em suas extremidades.

Bem que a paróquia, através da Irmandade Santo Antônio dos Anjos, poderia providenciar sua manutenção.

2 comentários:

  1. Coisa tão simples e fácil de fazer, precisa de alguém para sugerir.... Francamente, existe algum empregado da prefeitura que tem visão normal?

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo. Quando Secretário, além da recuperação do Horto da Glória e mais outras que não trariam despesas para a PML, a mão de obra era da casa, entendi mandar podar algumas árvores que, visto que do centro da cidade, estavam fazendo com que o Monumento tivesse visão do umbigo para cima. Recorri a Proteção Ambiental que negou a execução. Será que para a limpeza ao redor da "Cruz iluminativa" não vai acontecer o mesmo? GRANDE abraço. Carlos Araujo Horn - Laguna-SC

    ResponderExcluir