sábado, 21 de julho de 2018

Laguna: Monumentos abandonados. Vergonha!

Veja o estado em que se encontram apenas dois - há mais - monumentos turísticos e históricos da nossa cidade, a Estátua de Nª Senhora da Glória e o Monumento de Tordesilhas:
 Fiz a foto da imagem da Glória no último domingo, acompanhando uns casais de amigos de fora que não a conheciam. Senti vergonha. Por mim e por Laguna!

Vários turistas que visitavam a cidade no local comentavam o desleixo com a estátua, completamente encardida, suja, precisando ser lavada e pintada. Um dos turistas num grupo até perguntou ao guia:
 -Não existe prefeito nesta cidade?

Pergunto: É assim que se quer fazer turismo na Laguna? Desta maneira? De que adianta participar de seminários, workshops, estandes, encontros, etc. se não fazem o básico? O arroz com feijão?

Antigamente dois ou três operários em andaimes faziam rapidamente o serviço. Agora ao que me parece precisa projeto, contratação de um firma especializada, licitação, enfim, deverá custar uma fortuna ao pobre do contribuinte. Ou vão também querer buscar verba junto ao governo estadual ou federal para isso?

Tordesilhas quebrado, sujo e às escuras
Já o Monumento de Tordesilhas além de sujo está quebrado em vários locais, além de necessitar de limpeza, placa e iluminação. As fotos abaixo são desta semana.
E o Monumento fica defronte ao prédio onde está situado agora novamente grande parte da prefeitura!!!  Local do gabinete do prefeito e do vice!!!
Ninguém olha lá de cima para o desleixo???



Alô, alô Fundação Lagunense de Cultura, alô, alô Secretaria de Turismo!!! Alô, alô prefeito Mauro Candemil!!! 

 Enquanto isso na vizinha cidade azul....

Tubarão vai implantar QR Codes em seus monumentos e espaços turísticos.
       
“O departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Tubarão está concluindo o processo de revitalização dos espaços públicos do município, com a colocação de placas de identificação, por meio da tecnologia QR Code”, diz a reportagem publicada neste sábado no jornal Notisul.

Com isso, diz o departamento de Turismo de Tubarão, qualquer pessoa poderá conhecer a história e as curiosidades sobre os monumentos que visita, ali mesmo no local, de forma instantânea, bastando para isso aproximar seu telefone celular, com conexão à internet, e realizar a leitura na plaquinha do QR Code.
O órgão de Turismo espera que até o fim da próxima semana os serviços estejam todos concluídos e os espaços públicos todos revitalizados.

Viram só? Lá, no organograma da prefeitura o turismo nem recebe status de secretaria, é departamento de Turismo, mas a tecnologia é de primeiro mundo, como em cidades da Europa. Parabéns povo de Tubarão.

E nós ainda aqui na Laguna dando milho aos pombos, pedindo limpeza e pintura aos nossos monumentos e pontos turísticos...

9 comentários:

  1. Secretário de turismo? Onde?

    ResponderExcluir
  2. Onde anda os vereadores para fiscalizar e cobrar? E ainda queriam fazer uma estátua do Governador?. Não conseguem nem cuidar do que tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maioria dis vereadores entra muda e sai calada. Também com familiares em cargos.

      Excluir
  3. Depois querem saber porque Tubarão está na frente e a cidade cresce. LÁ TEM QUEM TRABALHE.
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir
  4. São uns amadores, por isso outros municípios crescem, Tubarão é exemplo. Que turismo é esse?
    Hélio de Andrade

    ResponderExcluir
  5. Em época passada isto não acontecia. Esse Monumento, de 31/05/1953, de 1976, começou a ter cuidados especiais. Antigo Padre Antônio Geronimo Herdt assumiu a responsabilidade, que deveria/poderia ter sido de outros (?) e passou a ter cuidados especiais pela dita SANTA. Periodicamente mandava fazer uma limpeza geral no monumento e área vizinha, mandava aplicar tinta aborrachada na estatua para que essa não sofresse com a movimentação do tempo, enfim. Iluminação, indo atrás de empresas e estas ofereciam os melhores refletores, enfim... Hoje, sei perfeitamente em que estado se encontra, já fotografei em diversos ângulos, com lente de aproximação, publiquei comentário, mas nada, ninguém ouvia. A Igrerja que executou a obra diz que hoje não é de sua responsabilidade jogando para a PML. Esta diz que a Igreja é a responsável, que já teria entregue todo o entorno para que fosse explorado, tanto que até churrascaria e área de lazer, tanto que a Irmandade presidida pelo Sr. Domingos Boneli, Presidente, exploraava fazendo aos finais de semana uma caminhada até lá e após divertimento, Hoje, nem se fala mais. (Carlos Araujo Horn - Laguna/SC)

    ResponderExcluir
  6. PS: A irmandade presidida pelo Sr. Bonelli foi a CONGREGAÇÃO MARIANA, não existe mais. (Carlos Araujo Horn - Laguna/SC

    ResponderExcluir
  7. E querem apostar que o prefeito nem vai dar bola? Suas preocupações são outras.
    Edison Abreu

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Pessoal!
    Com os novos valores para compras nos livres, dá pra contratar rapidinho e fazer tipo um mutirão.
    Sem muito heim heim nheim....
    Só basta vontade.
    Abraços!

    Fatima

    ResponderExcluir