quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Uma obra que se arrasta há anos na Laguna

Uma obra que se arrasta em passos de tartaruga na Laguna é a de revitalização, requalificação e cabeamento subterrâneo em algumas ruas do centro da cidade.
Ainda semana passada mais um aditivo (o oitavo!), este de prazo, ao contrato nº 082/14, foi publicado no diário oficial.
A comunidade aguarda uma explicação oficial do prefeito Mauro Candemil para o atraso dessa obra.

 De data em data o prazo final da obra vai sendo prorrogado
O que tem mudado ao longo desses anos é a pintura dos prazos de término da obra na placa afixada na Praça República Juliana. Inicialmente o término foi previsto para 31/12/2015; depois alterado para 08/02/2018 e agora estendido para 07/02/2019, conforme se observa nas fotos (para ampliá-las clique nelas) abaixo:
Término da obra em 31/12/2015
Término da obra em 08/02/2018
Término da obra em 07/02/2019. Será?
Foi em 19 de agosto de 2014, na gestão do ex-prefeito Everaldo dos Santos, que a Ordem de Serviço foi assinada, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento para as Cidades Históricas-PAC. 
Portanto, lá se vão mais de 4 anos.
As obras iniciaram em 6 de abril de 2015, no valor de R$ 8.017.342,40.

Até agora os postes com fios e luminárias não foram retirados
De lá para cá várias pendências e etapas não foram finalizadas. Entre elas a principal, que é o cabeamento subterrâneo, com a respectiva retirada dos postes ao longo das calçadas das vias. O cabeamento de uma operadora de telefonia também não teria sido instalado e seria um dos motivos pelo emperramento da obra.
As intervenções do projeto, dentro do PAC das Cidades Históricas, abrangem a revitalização e o cabeamento no Largo do Rosário, ruas Raulino Horn, Jerônimo Coelho, 15 de Novembro e entorno da praça Vidal Ramos (da matriz).
Após o cabeamento, estão previstas a retirada dos postes, migração da rede de energia, telefônica e internet antigas para a nova e suas instalações nas edificações. Grande parte dos novos postes com luminárias já foi instalada, mas sem funcionamento.
Até quando?

4 comentários:

  1. O verde da placa já até desbotou. Obra das mais demoradas. E ninguém fala nada. Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Vergonha, aliás, como a maioria das obras em nossa cidade. Mas o povo fica quieto né?
    Edison de Andrade

    ResponderExcluir
  3. Mais uma obra que deixa seu rastro. Não entendo porque fixaram novos postes de iluminação publica, para diminuir o espaço das calçadas? (Carlos Araujo Horn - Laguna/SC)

    ResponderExcluir
  4. Bem isso. Duplicaram o número de postes no centro e as calçadas ficaram mais atravancadas.
    José de Abreu Florianópolis

    ResponderExcluir