sábado, 5 de janeiro de 2019

Engenheiro desabafa sobre os problemas do esgoto no Mar Grosso

O lagunense, engenheiro sanitarista André Labanowski é reconhecidamente um dos melhores profissionais em sua área de formação. Foi funcionário graduado da Casan em Florianópolis, onde se aposentou. Pelos seus vastos conhecimentos e experiência é constantemente contratado para elaboração de projetos sanitário-ambientais em empresas e prefeituras do Brasil.
Engenheiro André Labanowski.
É dele o projeto do emissário submarino (Bacia A) instalado na Praia do Mar Grosso, na Laguna, em 1988, no último ano da gestão do governo João Gualberto Pereira/Rogério Wendhausen. 
O engenheiro elaborou o projeto e gratuitamente o entregou ao município. 

Sobre o esgoto sanitário do Mar Grosso, que conhece em detalhes, o engenheiro explicou a este Blog como funciona todo o sistema atual. (ver post anterior).

Ele diz que um dos maiores problemas no sistema de esgoto daquele bairro, foi o aumento do gabarito e que alertou ao atual prefeito sobre isso no começo de 2017. 
Afirma -atenção- que a rede da avenida senador Galotti está no limite e que dentro de 1 ou 2 anos o esgoto transbordará por toda a avenida. 

Um documento listando 30 problemas no bairro será entregue ao Ministério Público de Santa Catarina na semana que vem, pela Associação dos Moradores do Mar Grosso, finalizou Labanowski.

O engenheiro Labanowski desabafa: "Culpo exclusivamente o prefeito".

“Nos últimos 40 anos foi a pior virada de ano na Laguna do ponto de vista sanitário e ambiental.
O projeto da Bacia A, de 1988, de minha autoria, previa o máximo de 4 andares e a prefeitura foi aumentando para 6, 8, 10, 12 e 15 andares.
Posso assegurar que toda a rede da avenida senador Galotti está no limite e daqui a 1 ou 2 anos extravasará em toda a avenida. Há necessidade de rede nova. Só a mudança do recalque para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) não resolve.
Assim sendo, culpo exclusivamente o prefeito Mauro por não ter freado o gabarito do Plano Diretor, conforme minha recomendação no dia 2 de janeiro de 2017.
Outros 30 problemas na próxima semana serão encaminhados ao Ministério Público de Santa Catarina, pela Associação dos Moradores do Mar Grosso e divulgados em jornais, rádios e emissoras de televisão”.

9 comentários:

  1. Muito bem. Vamos se mexer. Tirar esse prefeito que decepcionou.
    Edison de Andrade

    ResponderExcluir
  2. Se o projeto é de 1988 já fazem 30 anos e sabemos que um sistema é concebido pra esse período alcance populacional. Dizer que o problema é devido somente ao aumento do gabarito não é correto, é também devido à falta de investimentos nas redes de coleta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só ver as mudanças do Plano Diretor em 2015. Que tipo de estudo foi realizado para justifca-la, quais as motivações da mudança e tu vai entender que não está tão errado assim, que sobra ganância, ambição e egoísmo e falta de cuidado e nenhum espírito público.

      Excluir
  3. É só uma questão de novos investimentos! Hoje, a quantidade de pessoas e prédios, não tem comparação com a época em que foi feito. Falta também, vontade política para isso.

    ResponderExcluir
  4. Pior prefeito de Laguna nos últimos anos. Conseguiu ser pior do que o Célio e Everaldo. Ele só pensa "naquilo".
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A verdade é que a ganância é grande de construtoras. Conseguem aumentar gabarutos, fazem prédios sem recuo, não tem fiscalização, tanto é verdade que multaram agora um prédio com moradores e sem habite-se. Cadê a fiscalização? Cabeças deveriam rolar por isso mas estamos no Brasil. Tem vereador só pensando em alterar plano diretor, propondo alterações. E o povo vota ecreelege essa gente.
    Edison de Jesus

    ResponderExcluir
  7. E os vereadores onde andam? Pensando somente em seus interesses. Não tão preocupados com a nossa cidade. Tem vereador que faz jogo duplo, morde nas redes sociais e sopra nos bastidores. Tudo farinha... Culpado é o povo que se vende. Tão matando a galinha de ovos de ouro.
    Lourival de Abreu

    ResponderExcluir
  8. Se não melhorar neste verão, deveríamos orientar todos que moram ou tem residência de verão, no mar grosso para não pagar o IPTU.

    ResponderExcluir