sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

O dia em que a merda parou (e borbulhou)

Alguns dias antes do natal, lagunenses, turistas e veranistas começaram a se deparar com enormes poças de esgoto pelas ruas do Mar Grosso. 
O líquido escuro e viscoso borbulhava dos bueiros e o fedor era insuportável. Os coliformes fecais nadavam de braçada. Nado livre, "dis costas" e borboleta.
Logo veio a explicação da Casan: o emissário submarino estava entupido. O sistema leva o esgoto, por tubulação e sem qualquer tipo de tratamento, da chamada Bacia A (entre a Praça Francisco Pinho, no Iró e a Praça Moreira Netto (Praça do Vila), a 1.500 metros da costa marítima.
Já o esgoto da Bacia B, da Praça do Vila em direção ao Magalhães está ligado à rede da Estação de Tratamento (ETE) situada na Vila Vitória (Alagamar).

No dia 31, prefeitura e Casan emitiram notas oficiais e individuais sobre o problema, enquanto fotos e filmagens do esgoto a céu aberto viralizavam nas redes sociais, para vergonha das nossas autoridades. E nossa também,  perante familiares e amigos de fora.

A Casan dizia que uma equipe de trinta profissionais, inclusive mergulhadores, atuava para resolver o problema, que já havia há quase um mês.

Uma vala de esgoto por dentro da área do porto
Já a prefeitura informava em sua nota que “a partir da Rua Renê Rolim, será reconstruído e desobstruído, nos próximos dias, o ramal principal existente, que coleta parte do pluvial comprometido, em direção à área do Porto e destino final, o que reverterá a dependência ao emissário submarino”.

Perceberam? Parte das águas pluviais (chuva) misturada com o esgoto de ligações clandestinas vai em direção à área do porto, tomando uma vala a céu aberto, num TERMINAL PESQUEIR0, ONDE SE MANUSEIA PESCADO, e desembocando em seu “destino final”. 

Sabe qual é o destino final? As águas da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, a bacia de evolução do porto, no canal dos Molhes da Barra da Laguna, no santuário dos botos pescadores. 

Vejam as fotos aéreas feitas por Elvis Palma:
Observem o "destino final", a cor escura d'água da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, com os dejetos dos esgotos clandestinos e o rastro deixado pela balsa ao passar por ali.


Fatos e fotos
O repórter fotográfico Elvis Palma fez várias fotos sobre os problemas do esgoto, com ampla repercussão nas redes sociais. 

Já o réveillon na Laguna foi passado desse jeito, com muitos olhando os céus para assistir aos fogos, mas desviando-se de poças para não pisar na merda.
Praça Moreira Netto (do Vila), na virada do ano. Fotos: Facebook
Enquanto a ponta entupida do emissário submarino não era encontrada, uma frota com seis caminhões hidrojatos foi contratada, em caráter emergencial, sabe-se lá a que valor, para através de sucção e transporte, levarem o esgoto para a Estação de Tratamento.

E dá-lhe transtornos com compressores ligados, além de pesados e enormes caminhões circulando 24 horas por dia, em ruas estreitas, pingando aqui e ali o nauseabundo líquido.
Esgoto sendo sugado antes da Estação Elevatória. Foto: Elvis Palma.
Uma rede provisória com tubulação de 110 mm também foi montada, obstruindo calçadas e ruas, desde a rua Carazinho – entorno da Praça do Vila – em toda extensão da rua Renê Rollin, até encontrar a rede coletora da bacia B (nos Molhes). Um caos!

Para agravar, numa tragédia já anunciada e repetida ano após ano, a questão do esgotamento sanitário no referido bairro ficou agravada em virtude de ligações clandestinas na rede pluvial.



Emissário desobstruído
Na quarta-feira, 2 de janeiro, a Casan informava que havia conseguido desobstruir parcialmente as tubulações do emissário, mas que os caminhões continuariam sendo utilizados.

Força tarefa da prefeitura
No dia seguinte (quinta-feira 3), a prefeitura informava que equipes da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), Vigilância Sanitária, Casan, prefeitura, Guarda Municipal e Polícia Militar Ambiental atuariam visando principalmente as ligações clandestinas de esgoto.
Os proprietários de imóveis irregulares serão multados e autuados e as equipes ainda atuarão no problema de escoamento da rede pluvial, boa parte obstruída, dizia a nota da prefeitura.

Na verdade, são serviços que deveriam ser permanentes, o ano inteiro.

Ligações clandestinas e sem habite-se
Já no primeiro dia de fiscalização por parte da prefeitura, duas ligações irregulares foram lacradas. Uma em um edifício (o nome não foi divulgado), e outra em uma casa. Nos dois casos, a rede de esgoto estava ligada diretamente à rede de coleta da água da chuva.

O prédio, situado na avenida Maurílio Kfouri (ex-Rio Grande do Sul) ainda foi notificado por não ter o habite-se.

E aí a gente se pergunta: Como assim? Sem habite-se e com moradores? Cadê a fiscalização por parte dos órgãos responsáveis?

Tudo junto e misturado
Na tarde e noite de ontem, quinta-feira (3), um aguaceiro de alguns minutos espalhou ainda mais o esgoto do Mar Grosso pelas areias da praia e no mar. Ficou tudo junto e misturado.
Será que a água não ficou contaminada? E a areia da praia, onde escorreu o esgoto não estará tomada de bactérias, tipo escherichia coli?
Todo esse esgoto não provocará infecções urinárias, intestinais e viroses?
A responsabilidade por essas respostas e pela saúde pública da população cabe às autoridades.

7 comentários:

  1. Inferno brasileiro? Os banhistas correm o risco de dar de cara com um "marinheiro" ao levantar de um mergulho. 😢

    ResponderExcluir
  2. Os políticos só querem dinheiro. O povo é que se lasque. A casan cobra uma taxa abusiva e a água não dá para tomar e nem lavar roupa. Aqui na cigana vão fazer uma estação de tratamento de esgoto. Pelo que estamos vendo o povo aqui vai nadar na merda também.

    ResponderExcluir
  3. Maior decepção com este prefeito. Não ouve ninguém. Votamos pra melhorar mas ele consegue ser pior do que o anterior.
    Incompetente, omisso, raivinha.
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir
  4. Eu duvido ó dó que a areia não está contaminada. Alguém deveria fazer um exame. Aquela merda toda que escorreu por ali...
    Edison de Andrade

    ResponderExcluir
  5. Decepção, decepção, decepção. Mal empregado do meu voto. Se eu soubesse antes quem esse prefeito era.
    Helio Silva Abreu

    ResponderExcluir
  6. Terra de Sol e Mar....
    Cidade de casas histórica.
    E a infraedtrinfra?
    Com essa infraestrutura , so afugenta os turistas.

    ResponderExcluir
  7. E tem puxa sacos que não querem que se mostre o problema. Tem os defensores do prefeitinho, por interesses amizades, sei lá . os lagunenses que moram em floripa e que tem apartamento no mar grosso, por exemplo, estão quietinhos, quietinhos. Por que será? Enquanto isso seus imóveis se desvalorizam. Estão na merda, perdendo dinheiro, mas aplaudindo, porque é o mauro, engenheiro, presidente do lic... Se fosse o Everaldo ou o celio tavam malhando, mas como é um prefeito da zelite...
    José de Abreu Costa Florianópolis .

    ResponderExcluir