Ela era inteligente, dinâmica e bonita, afirmam os que a conheceram. Casada, três filhos, trinta anos. Córa Magalhães Rocha foi a primeira
mulher lagunense aprovada em exame de direção e a obter carteira de motorista
de automóvel em nossa cidade. O ano? 1937.
Alguns anos antes, em 1928, outra mulher catarinense, Otília Garofallis
Fialho foi também a primeira a obter o almejado documento em Florianópolis. E
em grande estilo atravessou dirigindo um veículo pela Ponte Hercílio Luz,
inaugurada dois anos antes.
Era a mulher conquistando espaço numa sociedade ainda extremamente
machista e patriarcal.
Dª Otília faleceu no último sábado (19) na capital do estado aos 109
anos.
Duas mulheres de fibra, corajosas, desbravadoras.
Preconceitos na época? Certamente. Mas nada impediu que Córa e Otília
fossem pioneiras como motoristas de automóveis.
Pioneirismo
feminino sobre quatro rodas
Há uns cinco anos, pesquisando documentos no Arquivo Público de nossa cidade, encontrei um antigo Livro de Registros da Prefeitura
da Laguna.
Na capa os dizeres “Para Termos de Suficiência – Exame de Condutores
da Laguna - 1933”.
A publicação estava empoeirada e meio comida pelas traças em suas
beiradas.
Mas traz os registros oficiais dos primeiros motoristas (condutores) da Laguna, de
carroças e automóveis. E melhor: com fotos ¾ de todos eles. Uma preciosidade
para qualquer pesquisador/historiador. Fotografei por inteiro o documento.
O Livro abrange os anos de 1933, administração do prefeito Giocondo
Tasso, a 1956, já dirigindo o Paço Municipal o prefeito Walmor de Oliveira.
Para melhor entendimento dos nossos leitores, antigamente era
a prefeitura quem organizava e realizava os exames de direção, contratando os
examinadores e expedindo a Carteira de Habilitação.
Lá está registrado. A pioneira a aventurar-se oficialmente sobre quatro
rodas chama-se Córa Magalhães Rocha, nascida lagunense em 1907, filha de Luíza
Rollin Magalhães e Eugênio Magalhães.
Casada em 4 de julho de 1925 com Pedro Rocha, comerciante na
Laguna, (Rocha & Cia - Exportadores das acreditadas marcas de farinha Selecta e Sulina, situada na rua Gustavo Richard).
Córa fez os exames de direção e foi aprovada pelo perito examinador José
Bergler. Recebeu a Carteira de Habilitação de nº 103, em 16 de setembro de 1937,
portanto aos 30 anos de idade, documento assinado pelo prefeito Giocondo Tasso.
O marido de Córa, Pedro Rocha, possuía a carteira de nº 8.
Até 1956, último ano dos Registros que constam no Livro, Córa Magalhães
Rocha foi a única mulher autorizada a dirigir automóvel na Laguna.
Pelas minhas pesquisas complementares, soube que era uma
mulher decidida, de opinião, além de bonita, e que pelo seu pioneirismo,
certamente enfrentou preconceitos.
À época, mulheres viviam para o lar, não comandavam negócios
nem tinham o peso social que só vão começar a adquirir em meados do século XX.
O voto feminino no Brasil, por exemplo, só foi assegurado em
24 de fevereiro de 1932, quando as mulheres adquiriram o direito de votar e serem
votadas para o Executivo e Legislativo. E mesmo assim parcialmente. Somente as
casadas e com autorização dos maridos, as viúvas, e as solteiras que tivessem
renda própria.
Córa morou numa casa (onde hoje é um Bar/Café desativado) na
então chamada Praça da Bandeira (atual República Juliana), teve três filhas
(Adail, Maria Luíza e Abgail) e depois se mudou para o Rio de Janeiro.
Anos depois voltou a residir em nossa cidade, na segunda casa
da rua Ângelo Novi (ao lado do Clube Blondin) depois retornando ao Rio de
Janeiro.
Posteriormente, viúva, retornou à Laguna, residindo num
imóvel de dois andares onde funcionou o consultório do dr. Carpes, na rua
Tenente Bessa, defronte ao Sesc.
Faleceu no Rio de Janeiro aos 102 anos. Foi também até hoje a
única pessoa por quatro vezes Festeira de Santo Antônio dos Anjos.
Curiosidades sobre automóveis e
motoristas
A primeira mulher a dirigir um carro no mundo foi a alemã Berta
Benz em 5 de agosto de 1888, esposa de Karl Benz, fundador de uma montadora de
carros alemã, a Mercedes-Benz.
Era um Benz Patent-Motorwagen, primeiro modelo de automóvel da História
o “veículo com motor a gás” foi patenteado em 29 de janeiro de 1886.
O primeiro exemplar do Benz Patent-Motorwagen, de 1886, hoje está no
Deutsches Museum, em Munique. Berta Benz dirigiu o terceiro exemplar
produzido.
**********
A primeira mulher a conseguir uma carteira
de motorista foi a francesa e Duquesa d’ Uzès, no ano de 1899.
Dois meses depois ela foi aos tribunais
responder por excesso de velocidade. A velocidade máxima era de 12km/h e ela
dirigiu o automóvel a 15 km/h.
Nem imagino como foi calculada essa
diferença.
**********
As primeiras mulheres a terem habilitação
para dirigir no Brasil foram Maria José Pereira Barbosa Lima, viúva do
jornalista Alexandre Barbosa Lima Sobrinho; e Rosa Helena Schorling, que
aprendeu a dirigir aos 12 anos, no automóvel de seu pai, um Opel 1895, com
direção do lado direito e câmbio e freio do lado de fora.
Que interessante. Desconhecia quem tinha sido. E ela era bonita mesmo. Laguna terra de mulheres inteligentes e bonitas.
ResponderExcluirGeraldo de Jesus
Valmir sempre nos surpreendendo com essas histórias da nossa Laguna. Parabéns.
ResponderExcluirEdson de Andrade Florianópolis
Que legal essa história. Gostei dessa mulher desbravadora. Representa a mulher lagunense.
ResponderExcluirRosangela de Almeida
Dou vivas às mulheres que se lançam a abrir caminhos para outras mulheres!
ResponderExcluirValmir, conta mais conta mais sobre essa mulher. Aposto que dá um livro.
ResponderExcluirHélio Coelho
Que mulher bonita. Não imagina que tinha em Laguna, tantas "Anitas".
ResponderExcluir