Em votação realizada ontem (20/2), o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu pelo placar de 6 x 1, a legitimidade na atuação ostensiva de guardas municipais.
 |
Guarda Municipal da Laguna defronte ao Museu Anita Garibaldi. |
Com a decisão, a Guarda Municipal a partir de agora poderá legalmente atuar de forma ostensiva, como buscas pessoais, à exemplo da Polícia Militar. Provas obtidas também serão validadas pelos tribunais. Até então, a Guarda Municipal estava limitada à proteção de patrimônio público.
Em Santa Catarina são 17 municípios que possuem mais de 1.200 guardas municipais.
Laguna e Capivari de Baixo são cidades com o menor efetivo do estado, com apenas oito agentes.
O número de membros da Guarda Municipal na Laguna está muito aquém das necessidades, sem contar licenças e férias do pequeno efetivo.
A quantidade de agentes em nossa cidade precisa aumentar e muito e urgentemente, principalmente devido à insegurança diária que o cidadão está sentindo na pele e bolso, com roubos, furtos, agressões, tentativas e assassinatos que estão assustando a população.
Criação de Secretaria Municipal de Segurança
Soube que a gestão atual do prefeito Preto Crippa/Leandro Bento estaria estudando a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança. Um oficial militar da Reserva já teria sido convidado para assumir a pasta.
Comparativo
Vejamos: em Capivari de Baixo são 23.975 habitantes para uma área territorial de 53.222 quilômetros quadrados; enquanto Laguna possui 44.316 habitantes com uma área territorial de 441.565 quilômetros quadrados.
Os dois municípios, frise-se mais uma vez, com apenas 8 agentes cada um.
Já Tubarão possui 32 agentes e em Criciúma são 52 guardas municipais.
Biguaçu, com cerca de 82 mil habitantes, portanto quase o dobro da Laguna, possui 82 agentes. Um agente para cada mil habitantes.
A capital do estado lidera com 180 agentes.
Confira a relação:
- Florianópolis – 180 agentes
- Balneário Camboriú – 160 agentes
- Blumenau – 126 agentes
- Joinville – 120 agentes
- São José – 110 agentes
- Chapecó – 94 agentes
- Itapema – 88 agentes
- Biguaçu – 82 agentes
- Itajaí – 81 agentes
- Criciúma – 52 agentes
- Caçador – 37 agentes
- Rio do Sul – 35 agentes
- Tubarão – 32 agentes
- Palhoça – 31 agentes
- Porto Belo – 14 agentes
- Capivari de Baixo – 8 agentes
- Laguna – 8 agentes
Laguna sempre nos últimos lugares. Isso precisa mudar.
ResponderExcluirUm alento. Então, que a Guarda Municipal de Laguna passe a ser, efetivamente (de efetivo, também), ostensiva.
ResponderExcluirTem que aumentar o efetivo mesmo,fazer logo concurso. Como está não pode ficar. Estamos reféns dos bandidos.
ResponderExcluir