segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Trem de passageiros para o sul de Santa Catarina - Como nos velhos tempos

Lembram há poucos dias quando abordei aqui sobre o transporte de passageiros por trem aqui no sul do estado? Pois então. Notícia publicada no site da empresa Ferrovia Tereza Cristina dá conta do interesse do grupo português Logistel em minimizar o problema da mobilidade urbana aqui na região.
Já há até projeto, ainda mais que o Governo Federal criou o novo modelo do setor e criação da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), que pretende investir, ao longo de 25 anos, R$ 91 bilhões na reforma e construção de 10 mil quilômetros de ferrovias. Destes, 60% devem ser aplicados já nos primeiros cinco anos.
Leiam a matéria na íntegra, abaixo. Os negritos e os sublinhados sãos meus. Volto depois:


Empresa portuguesa apresenta proposta para Transporte de Passageiros na malha da FTC
O setor logístico brasileiro passa por um momento de transformação, em que o modal ferroviário volta à agenda de prioridades. O cenário, que já vinha sendo desenhado pelos números positivos do segmento nos últimos anos, ganhou um impulso maior com o recente lançamento, pelo Governo Federal, do novo modelo do setor e criação da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), que pretende investir, ao longo de 25 anos, R$91 bilhões na reforma e construção de 10 mil quilômetros de ferrovias. Destes, 60% devem ser aplicados já nos primeiros cinco anos.

Com o anúncio do Programa de Investimentos em Logística, o interesse, de empresas estrangeiras, em investirem no país cresceu. Além da expansão na infraestrutura, outros serviços que somam nesse corredor de desenvolvimento também começam a ser planejados.

O projeto para o transporte público ferroviário de passageiros, para minimizar o problema de mobilidade urbana no sul do Estado foi apresentado aos diretores da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), pelo administrador da empresa portuguesa Logistel, Albino Pedrosa, nesta quinta-feira (25). Os secretários de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis e de Tubarão, Renato Hinnig e Haroldo de Oliveira da Silva, respectivamente, acompanharam a visita, representando o governador do Estado, Raimundo Colombo.

A manifestação de interesse, apresentada à FTC, visa oferecer uma forma cômoda de viajar com segurança, sem problemas de trânsito, com rapidez, preço reduzido e baixo impacto ambiental. “Aumentar as opções e a capacidade do sistema de transportes nas áreas urbanas e suburbanas é nossa aposta. O serviço de passageiros abrangerá cerca de 11% da população residente na área de influência direta da malha da Ferrovia, que tem 164 km de extensão e atravessa 14 municípios, quase de uma ponta à outra do Sul do Estado, ligando o interior à orla marítima atlântica, no Porto de Imbituba”, explica Pedrosa.

O diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho, pontua que por décadas não se falou em ferrovias e agora, com o novo modelo logístico, o setor ferroviário voltou a ser lembrado, e principalmente por ser um forte corredor do desenvolvimento econômico. “Santa Catarina também precisa de uma malha ferroviária para dar suporte ao volume de mercadoria que comercializa. Temos necessidade de um modal terrestre compatível com o marítimo. E mais do que pensar na importância da Ferrovia, para impulsar a economia, precisamos pensar na relevância social deste projeto. Trazer de volta o trem de passageiros elevaria a sua importância à sociedade”, ressalta Schmitz Filho.

Para o administrador da empresa portuguesa, a expectativa em firmar a parceria é grande. “Já tivemos a oportunidade de conhecer a Ferrovia e por isso temos interesse nesta parceria, para contribuir com o desenvolvimento econômico da região. Sabemos que algumas variáveis devem ser ajustadas com a administração da empresa, além de avaliação de infraestrutura, instalações e estações. Estamos à disposição para discutir com a equipe técnica, para que possamos oferecer o transporte de passageiros na região em que a Ferrovia atua”, completa.

A FTC também se mostrou interessada e vai realizar um estudo de viabilidade econômica e social, bem como analisar a importância estratégica como uma opção a mais para oferta do transporte público de passageiros. No prazo de 15 dias deverá se reunir com os representantes da Logistel, para realizarem juntas uma avaliação de investimentos e disponibilidade de infraestrutura.
Fonte: Comunicação FTC

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Voltei
Leram? Pois é... senti falta na matéria da participação da 19ª SDR da Laguna, afinal a ferrovia corta dois municípios abrangidos pela  secretaria, Laguna e Imbituba.
De qualquer maneira eis uma notícia alvissareira e que bem merece a maior atenção das autoridades de nossa cidade, e de seus novos representantes eleitos, prefeito e vereadores, além de órgãos de classe.
Acil, Cdl, e sindicatos da Laguna deveriam também se interessar e participar deste projeto para o transporte público ferroviário de passageiros que visa minimizar o problema de mobilidade urbana no sul do Estado, além é claro de se tornar uma atração turística das mais importantes. Um transporte como nos velhos.

2 comentários:

  1. Prezado amigo Valmir

    Hoje lendo o artigo que mencionaste a possível volta do Trem de Passageiro, que durante muitos anos serviu o sul do estado, fiquei contente e lembrei que durante o tempo em que estive na Itália, notei um fato importante: o trem além de transportar passageiros, faz todo o transporte de cargas, o que retira das estradas os caminhões pesados, conservando assim as rodovias; somente caminhões baús transitam nas rodovias e autopistas. Também me lembrei do tempo em que mandávamos gelo diariamente para todo o sul do estado via trem. Deus o permita que dê certo este empreendimento, e acredito com trens modernos e de grandes velocidades. O trem que faz o trajeto Roma /Veneza que são 500 kms faz o percurso em aproximadamente 2 horas e quarenta minutos, é uma tranqüilidade. Vamos esperar o fato acontecer, e que os nossos representantes não fiquem esperando por promessas e procurem juntos aos outros prefeitos resolverem o mais rápido possível. Será a redenção do Sul do Estado, vindo a resolver o grande problema da mobilidade urbana.

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  2. Valmir lembra do aeroporto regional,foi para Jaguaruna, o nosso aeroporto já estava pronto não precisava indenizar moradores, a estrada de ferro esta ai prontinha ,como você declarou no texto acima, espero que a história não se repita com a ferrovia.Lembrando que políticos devem ter interesses para a comunidade e não PRÓPRIOS.
    jorge edu.

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