quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Recordar é viver

Esta semana e até meados da semana que vem, vou trazer aqui algumas fotografias e comentários do carnaval lagunense de outrora. Ruas tradicionais do carnaval, blocos e foliões. Mas vou procurar não ir tão longe no tempo e ficar pelas décadas de 60,70 e 80.
Eram outros tempos, dirá alguém. E é verdade. Mas vai servir para mostrar que Laguna era mais simples e com menos recursos fazíamos – e nossos administradores de então, também – uma ótima festa que ficou conhecida em todo Brasil.

Chove nesta quarta-feira na Laguna. Chuva miúda, a chamada molha-bobo. As ruas do centro estão desertas, silenciosas. Não há nenhum clima de carnaval. Pelo menos do carnaval do samba no pé, o tradicional, das cabrochas, do repique, da bateria, das fantasias. O carnaval das Escolas de Samba. Daquele carnaval que tanto conhecemos em nossa infância e juventude. Carnaval de gerações.
E sem o pré-carnaval, Bandinha Maluca, Boi de Mamão, e o desfile das Escolas, a festa morre um pouco a cada ano. Sem falar nas transmissões das nossas emissoras de rádio, com comentários de radialistas, carnavalescos, sambistas e ouvintes esquentando os tamborins.
Saudades das Lojas A Popular, do seu Batista, e Americana, do seu Ibraim Abrahão, tocando marchinhas e vendendo fantasias...

O carnaval chamado de praia, dos Blocos, sobrevive e a cada ano cresce cada vez mais, com seus mais variados ritmos. Mas bem poderia conviver harmoniosamente com o tradicional das Escolas de Samba, afinal, foi por ele que tudo começou.

Enfim, tomara que nossos representantes, autoridades e carnavalescos não deixem o samba morrer. Que não seja mais uma tradição a fazer parte do “Laguna já teve”. E já tivemos tantos...

Ficamos então, a partir de agora, com algumas fotografias - amareladas e desbotadas pelo tempo é bem verdade -  mas que sobrevivem na memória de quem as viveu. 

3 comentários:

  1. Olá Valmir .....acabei de ler suas postagens sobre as passarelas do nosso carnaval. Realmente emocionante ...uma viagem num tempo mágico .....Parabéns e excelente carnaval a você e toda família .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mil desculpas .......Paulo Cereja

      Excluir
  2. Pena que o leitor não se identificou ao fim do texto.

    ResponderExcluir