terça-feira, 6 de junho de 2017

Emissário submarino: falta de licença ambiental é questionada

Jornal Notisul desta terça-feira traz ampla reportagem sobre o emissário submarino de esgoto na Praia do Mar Grosso.

Foto: PML/Divulgação
Construído há 30 anos, como alternativa do sistema de esgotamento sanitário do Mar Grosso, a falta de licença ambiental dessa tubulação subterrânea é questionada em uma ação civil pública instaurada pelo Ministério Público de Santa Catarina, por meio da 1ª Promotoria da Comarca da Laguna.
O órgão solicitou a entrega de um estudo para a desativação do emissário submarino até dezembro deste ano.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui

Um comentário:

  1. Valmir, boa tarde

    Mais uma "historinha" triste para com a Laguna, agora temos a questão do Emissário Submarino, que conforme muito bem descrito na sua matéria e também na publicação do Jornal Nortisul... trata-se de uma obra realizada há 30 anos. Certamente não cabe discutir em 2017 questões legais e exigências que não existiam na época da construção e portanto não devemos perder tempo com isto. Entretanto, foi muito bem lembrada pelo Engenheiro Civil André Labanoski (uma pessoa sempre muito preocupado com eventos relacionados a Laguna)... a questão da "manutenção" do emissário, que em função do tempo decorrido e da agressividade do mar, certamente está exigindo uma revisão estrutural.
    Assim, creio que o modelo possa ser reavaliado em função alternativas mais adequadas, que estão disponíveis e devem ser utilizadas. Também, é importante que se verifique as "ligações clandestinas" em toda a orla do Mar Grosso, pois, é sabido que muitas pessoas sem qualquer preocupação com os demais, simplesmente resolvem burlar a lei e demais regulamentos que tratam do esgoto sanitário, tanto do residencial como do comercial.
    Adolfo Bez Filho - Joinville S/C.

    ResponderExcluir