segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Museu Anita Garibaldi foi arrombado

Foto: Divulgação/PML
Arrombaram no início da noite de ontem (domingo) a porta superior do Museu Anita Garibaldi, na escadaria.
A Guarda Municipal, em ronda, foi quem descobriu o arrombamento.
A Prefeitura informa em seu site, “que por consequência da variação climática, com chuvas e trovoadas ocorridas nos últimos dias, o alarme foi desabilitado”.
Cá pra nós, uma desculpa das mais esfarrapadas. Já pensaram se todos os alarmes fossem desligados por causa de chuvas? Até mesmo porque sábado e domingo não choveu, nem "deu" trovoada.
E a gente se pergunta: e as câmeras internas de segurança, também estavam desligadas? Porque elas existem e foram instaladas quando da reforma/revitalização do prédio.

Diz a prefeitura, através do presidente da Fundação de Cultura, “que nada foi levado, apenas arrombamento”. É mesmo? Já foi feito um arrolamento, um inventário completo e minucioso? Mas se tu dix...
Já não basta o "sino do povo" furtado há mais de um ano e outras peças que desapareceram com o tempo, agora virou uma sina arrombamento de prédios públicos na Laguna. A Casa de Anita é outra que já foi arrombada mais de uma vez, assim como o chamado Memorial Tordesilhas – que de memorial não tem nada -, e onde hoje funciona a sede da Fundação Lagunense de Cultura.

A verdade é que os monumentos públicos da Laguna estão entregues ao abandono, como canso de denunciar aqui. Falta iluminação, limpeza, conservação das estátuas e dos bustos com cera de carnaúba. A estátua de Nª Senhora da Glória precisa de limpeza e pintura, sem falar do acesso ao local. O Monumento de Tordesilhas está mergulhado na escuridão, piso quebrado, sem placa do ponto Sul.
E a gente pergunta: e as câmeras de segurança nos postes, que sumiram? Dinheiro do povo que foi pelo ralo. Ninguém mais fala de suas (re)instalações. Será que não há um novo projetinho básico para isso?
E como dizia aquele personagem: não me venham com chorumelas. Da próxima, mostro fotos atualizadas do abandono, do desleixo. Há quem precise ver para crer.
Mais um ano se foi e nada foi feito, nem o mínimo, o arroz com feijão. Muito blábláblá. E não admitem críticas, se acham intocáveis. Querem sempre derramados elogios.
Pois sim! Cara feia pra mim é fome. Ou sede.

8 comentários:

  1. Renato Amaral- Laguna tem a fama do já teve. Faz tempo que já teve um Prefeito.

    ResponderExcluir
  2. Estive no feriado aí e fiquei apavorado. Centro da cidade todo sujo. Não há varredores? No Mar Grosso o que era aquilo? Nem falo dos buracos e esgoto mas da quantidade de carros com som em alto volume um ao lado do outro sem fiscalização. Ninguém tá vendo isso? Wilmar Coelho.

    ResponderExcluir
  3. Laguna continua muito abandonada =, infelizmente!!

    ResponderExcluir
  4. A cultura ao abandono em Laguna. E o arquivo público fechado? E nenhuma palavra oficial. Fui no museu semanas atrás e fiquei estarrecido. Peças cheias de pó muitas delas sem etqueta de identificação. Peças no chão sem um balcão um mostruário. José de Abreu

    ResponderExcluir
  5. Tristeza! Só isto que me vem ao coração, neste instante!

    ResponderExcluir
  6. E acham que o povo tá muito crítico. Em vez de fazerem um mea culpa e procurar acertar dar uma guinada na gestão ficam criticando quem critica a gestão. Mas quem defende tá ganhando em cargos basta ver nas redes sociais. Edson de Jesus

    ResponderExcluir
  7. Se não fosse a cultura promovida pelo sesc não teríamos nada em Laguna nesse setor. Geraldo Souza

    ResponderExcluir