quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Pela primeira vez um debate sobre cultura na Laguna

Fato inédito na história da Laguna aconteceu na noite desta quarta-feira.
O Cineclube Laguna/Cine Sesc, através do Iphan, convidou os quatros candidatos à prefeitura lagunense para um debate em suas dependências versando especificamente sobre cultura. Apresentar suas plataformas de governo para a área.
Antes, foi aprsentado o curta Novembrada, filme de Eduardo Paredes abordando os incidentes com o então presidente da República João Figueiredo, em novembro de 1979, em Florianópolis.
Dos quatro candidatos, o único que não compareceu foi Everaldo dos Santos (PMDB), alegando em correspondência enviada pelo coordenador e tesoureiro de campanha, Robson Caporal, que compromisso anteriormente assumido o impediam de participar do debate.
Lastima-se a sua ausência, pela oportunidade desperdiçada. Se por acaso for estratégia de marqueteiros por estar à frente em pesquisa, perdeu uma ótima oportunidade para mostrar seu plano de governo na área.

Lá então estiveram três candidatos: Tanara Cidade de Souza (PT), Antônio Laureano (DEM) e Ronaldo Rosinha (PHS), para participar dos quatro blocos programados.
Uma grande platéia surpreendeu os organizadores do evento. Jornalistas, radialistas, estudantes, artistas, professores, escritores e muitas pessoas ligadas à cultura do município, além de candidatos à vereança e detentores de cargos no atual governo, o que já era esperado.
Como o debate versava única e exclusivamente sobre cultura, em seus mais variados aspectos, ficou um pouco engessado. Tema de uma nota só. Nem poderia ser diferente.

O que achei?
Além do problema irritante com os microfones, um debate muito genérico e morno. Os candidatos, de uma maneira geral, se ativeram a repetir bordões já conhecidos sobre cultura. Muitos lugares comuns.
Tipo:
a)     Em meu governo vamos incentivar o carnaval, as bandas, as manifestações folclóricas como boi de mamão, pau de fita, etc;
b)    No meu plano de governo os artistas da terra, como músicos, escritores, pintores e artesãos receberão apoio;
c)     Vou fazer mensalmente atrações culturais na cidade;
d)    Vou criar inúmeros museus sobre vários temas com não sei-quantos-funcionários;
e)     O Cine Mussi vai ser a maior Casa de Espetáculos culturais de Santa Catarina;
f)      Quero transformar Laguna numa Nova Trento, como turismo religioso. (Não sei como, se até a construção da estátua de Santo Antônio foi proibida);
g)     Vamos fazer rampas para cadeirantes em todas as calçadas;
h)     Vamos contar a verdadeira história, mostrar quem foi Garibaldi;
i)       E dá-lhe boi de mamão isso, o boi de mamão aquilo, o boi de mamão...
j)   ...

Ronaldo Rosinha (PHS), arrancou, em certos momentos do debate, risos da platéia por algumas propostas não tão bem colocadas e mal explicitadas. Havia muitas verdades em seus discursos, mormente na passagem de alguns momentos históricos, saliente-se, mas o tempo era escasso e havia necessidade de ser conciso e preciso.
Recebeu também aplausos quando criticou a ausência de Everaldo e elogiou os demais candidatos presentes.
Registre-se as críticas e indagações de dois estudantes da Udesc pelo não aproveitamento e participação daquela Instituição de ensino na cultura do município, através de projetos e ideias, por parte do Poder Executivo Municipal.
Eis um ótimo tema a ser aproveitado pelo futuro prefeito da Laguna. Fiquem certos, Instituições de Ensino em nossa cidade, principalmente de nível superior, não podem ser desprezadas. É uma nova realidade existente. E são centenas de alunos convivendo durante anos em nossa comunidade.

Nas perguntas reservadas ao público tive oportunidade de indagar, mas as respostas foram mais uma vez genéricas. Perguntei sobre as propostas efetivas para as próximas Semanas Culturais que, criada com grande sucesso no governo de Mário José Remor em 1981, se tornando um grande evento cultural do município, bem antes de Tomadas e Repúblicas, nos anos seguintes foram seguidamente esvaziadas, ao ponto de receber um público diminuto nos últimos anos. A Semana Cultural caiu na mesmice, essa é que é a verdade, com o público se desinteressando do evento.

Repito que um debate sobre cultura em nossa cidade com candidatos à prefeitura é feito inédito e devemos comemorar a oportunidade e parabenizar os organizadores, em especial ao pessoal do CineClube/Cine Sesc e ao Iphan e aos que lá estiveram para presenciar e participar. A intermediadora do debate, Gisely Cesconetto, soube muito bem conduzi-lo e com sua simpatia e jogo de cintura, manter tudo em ordem, o que não é muito fácil  nessas ocasiões.
Há muito mais a comentar sobre o debate e sobre a cultura lagunense, mas não vou mais me alongar.

2 comentários:

  1. Para resumir o que li em sua nota: Nada de apresentação prática, de projetos reais e de fácil implantação, continuemos no mais do menos pelo jeito. Lástima, estamos largados a sorte. forte abraço amigo.

    Renato Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde!
      Sou o Glademir, me formei como Eng. Mecãnico e trabalhei so 02 anos na area na Teka em Blumenau. Queria ser empresario montei ume fabrica de Confeçções, Lake Jeans anos 90 a 94, quando fechei.Mas aprendi a ser uma pessoa mais perto do"humano", no caminho da doutrina da Igreja, com o tempo aprendi a ser"rato de Sebo" e com isso me apaixonei pela historia e hoje tenho o maior respeito por esta terra assim como toda a nossa Santa Catarina. Lendo o teu blog, que por acaso entrei por causo de uma consulta no google me deparei com este artigo, pena que eu não tenha visto na época, mas meu parabéns pela materia.
      Atte,
      Glademir

      Excluir