sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sobre o fechamento da seccional da Unimed da Laguna

Sobre o fechamento da seccional da Unimed em nossa cidade, algumas informações começam a ser prestadas.

Paulo Cereja abordou em seu programa
Radialista Paulo Cereja em seu programa das 7 às 8 horas na Rádio Transamérica também abordou o problema e repassou as informações ao vereador Andrey Pestana de Farias.
Cereja, em comentário deixado aqui no Blog, escreveu:

Precisamos urgentemente fazer "alguma coisa", radialistas, blogueiros, prefeito, vereadores, classe médica, enfim... O comentário da Maria de Fátima foi preciso, iremos perder "algo" e enfrentar a BR para sermos atendidos. Não podemos ficar esperando”.

Renato Souza recebeu explicações da assessoria de imprensa
Após a leitura da notícia aqui nesta página, o blogueiro Renato Souza disparou telefonemas e e-mails e recebeu do assessor de comunicação JB Guedes da Unimed de Tubarão o seguinte:

“Em resposta ao seu email, informamos que, devido a modernização do sistema de autorizações e a criação do SAC 0800 6450221 (24 horas por dia, 7 dias por semana)  que responde todas as dúvidas dos usuários, verifica a situação de pedidos de autorização de cirurgias e agenda consultas, entre outras informações e esclarecimentos de quaisquer dúvidas, a Unimed Tubarão resolveu fechar o escritório físico em Laguna.  Mas o atendimento não será prejudicado com esta medida, bastando utilizar o 0800 6450221 e ser atendimento normalmente, tirando todas as suas dúvidas e obtendo as informações que solicitar, com a comodidade de sem sair de casa ou de seu local de trabalho.
Estamos em fase de adaptação para brevemente, em data a ser definida, fechar o atendimento presencial”.

Vereador Andrey Pestana de Farias buscou informações e vai abordar na Câmara
Pois o vereador Andrey Pestana de Farias iria abordar o fechamento na sessão da última quarta-feira, mas em virtude das comemorações do aniversário do Hospital, o grande expediente foi cancelado. Mas ele buscou maiores informações junto ao gerente da entidade em Tubarão, que lhe informou:

“É bem provável que seja irreversível, vai fechar, mas ainda não há data. Pode ser mês que vem ou no outro”.

Conforme o vereador, o gerente lhe garantiu “Que as liberações, autorizações de consultas e exames de alta complexidade não precisarão de liberação em outra cidade, serão feitas diretas no médico”.

O gerente também informou que a Unimed está baixando custos, mas quer garantir mais comodidade, e que terá a maioria dos serviços on line pela internet.
O vereador Andrey argumentou então que muitos não acessam a internet (mais humildes, idosos, por exemplo), e foi informado que:

“Por isso as autorizações de exames serão feitos nos consultórios e que dúvidas podem ser retiradas pelo 0800. Afirmou ainda que estão implementando uma ouvidoria conforme cobrança da ANS e que não haverá desconfortos”.

O vereador Pestana ainda sugestionou ao gerente da Unimed de Tubarão que o Poder Público poderia buscar algum apoio, como alugueis mais baratos ou cessão de espaço, para que o escritório continuasse na Laguna. Quem sabe o empresariado lagunense, através de seus órgãos de classe pudesse buscar algum apoio para eles.
O gerente informou que se houvesse algo a ser feito entraria em contato com o vereador.

Na próxima sessão da Câmara, o vereador Andrey Pestana de Farias deve abordar em plenário sobre o fechamento do escritório da Unimed em nossa cidade.

Um comentário:

  1. Valmir, é normal mesmo para uma empresa redução de custos acredito que o processo será de um mão só, ou seja irreversivel, esta situaçao só não é normal para quem paga por um serviço e se sente "não atendido" , o caminho: busquem outro plano médico. O cliente neste momento é o usuário e ele ainda escolhe como quer ser tratado pelo que paga.

    ResponderExcluir