quarta-feira, 8 de maio de 2019

8 de maio. Dia da Vitória

A data de hoje, 8 de maio, marca os 74 anos do chamado Dia da Vitória. Esse dia, comemorado anualmente em muitos países, é uma homenagem ao fim da Segunda Guerra Mundial (no continente europeu, no Pacífico ainda continuou por mais alguns meses), com a derrota da Alemanha nazista e a vitória do grupo de países conhecidos por Aliados. Há quem comemore o fim da guerra no dia 9, como a Rússia.

Oficialmente, os Aliados haviam decidido que o V-E Day deveria ser celebrado em 9 de maio (data oficial da rendição alemã), mas a imprensa da época antecipou a notícia da vitória e popularizou o 8 de maio como o Dia da Vitória.
Distintivo da FEB - A cobra vai fumar.
A Laguna também enviou seus filhos para lutarem na Segunda Guerra, através da Força Expedicionária Brasileira – FEB.
De 6 de setembro de 1944 a 2 de maio de 1945, durante os 239 dias de combate dos soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, aconteceram 468 baixas, entre mortos e desaparecidos brasileiros.
Nosso herói de guerra Clito Antônio de Araújo.
Entre eles, o soldado lagunense Clito Antônio de Araújo, que integrava a 4ª Cia do 6º RI (Regimento de Infantaria Ypiranga), morto aos 24 anos.
Seguiu viagem junto a outros companheiros lagunenses, como Ezio Pagani, Manoel Ismael da Silva, Waldemar Apolônio Antunes, Sadi Silva Ferminio, Jovino Salvador da Silva, Milton Fonseca, David Lemos, Manoel Moura de Jesus, Bernadino Vieira de Andrade, Antônio Juvêncio Corrêa e Valdiniro Abrahão Pereira (Xavante), entre outros. Além dos pertencentes à nossa Marinha de Guerra e Mercante.

Esse primeiro escalão brasileiro com 5.075 soldados desembarcaria em Nápoles em 16 de julho de 1944. O total efetivo do Brasil chegaria a 25.334 participantes, com 956 soldados vindos do solo catarinense.

Nossa singela homenagem a todos eles neste dia, representado aqui na Laguna pelo nosso Herói de Guerra Clito Antônio de Araújo.
Para ler mais sobre este herói lagunense clique aqui

Um comentário:

  1. Visitei o Monumento em Homenagem aos Pracinhas locakizado no aterro em frente a Igreja NS da Glória onde estão,entre outros,osvrestos mortais de Clito Araujo.

    ResponderExcluir