sábado, 25 de maio de 2019

Exército e Marinha unem-se à força-tarefa para ajudar na recuperação da Laguna

Marinha e Exército irão incorporar-se à força-tarefa, juntamente com Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Polícia Militar, Bombeiros e demais órgãos municipais. 
O pedido foi do prefeito Mauro Candemil durante reunião na tarde deste sábado(25). Devido às fortes chuvas dos últimos dias, principalmente na tarde e noite de sexta-feira, vários bairros foram alagados e precisam de manutenção e melhorias.
 Hoje pela manhã o prefeito Candemil assinou decreto de situação de emergência no município. 

O Exército e a Marinha irão disponibilizar a partir de segunda-feira (27) trinta soldados do exército e servidores, além de viaturas para o auxílio na manutenção.
Estiveram presentes na reunião: o capitão Marcelo, da Polícia Militar; capitão tenente Carla Luzia, da Delegacia da Capitania dos Portos da Laguna; comandante Saleide Duarte da Guarda Municipal, sargento Fernandes do Corpo de Bombeiros; coordenador regional da Defesa Civil, Daniel Bazaella e o coordenador municipal, Antônio Silva, além de secretários.
Principais localidades atingidas
 Distrito de Ribeirão, Bentos, Barbacena, Vila Vitória, Cabeçuda, Mato Alto, Progresso, Jardim Juliana e Loteamento Lidiane (Portinho).
Quarenta ocorrências
O Corpo de Bombeiro de nossa cidade registrou 40 ocorrências na sexta-feira, e 17 ocorrências até às 18h deste sábado (25). Principais situações envolvendo alagamentos e retirada de pessoas ilhadas. O hidro jato da Prefeitura está auxiliando à corporação nas ocorrências de liberação de água de casas e terrenos.
 Levantamento
O coordenador Regional de Itajaí, Daniel Bazanella está na Laguna representando a Defesa Civil de Santa Catarina, para realizar um levantamento de obras atingidas, pessoas desabrigadas e desalojadas. Com o registro fotográfico e demais dados, o coordenador irá auxiliar o município com itens humanitários e na busca de recursos necessários.
 Ações paliativas
Foram realizadas ações paliativas nas localidades que estavam intransitáveis e oferecendo risco à população: Liberada para tráfego via interrompida na Barbacena, na comunidade da Figueira para pedestres e veículos leves, manutenção paliativa na rua Júlia Nascimento, loteamento Lidiane e rua Costa Carneiro (Próximo ao Iró).
Administração
 Está fornecendo todo suporte para contratações de emergência a partir do decreto assinado na data de hoje (25). Realizou compras emergenciais de capas de chuva, botas, equipamentos para fechamentos de rua e macacões para Guarda Municipal, Defesa Civil e Secretaria de Obras.
Museu
Amanhã, domingo, dia 26, o Museu Anita Garibaldi já estará aberto ao público. Alguns acervos acabaram molhando, entretanto durante o dia já foi realizado a recuperação.
Duas unidades não terão aulas
Está sendo realizado vistoria e limpeza nas escolas e creches do município. Até o momento, a escola do Bananal apresentou problemas com a estrutura do muro. A creche da Cabeçuda sofreu problemas de infiltração. Ambas as unidades não terão aulas. De acordo com a secretária Janaina Preve, outras unidades aula normal.
Após levantamento formal da Secretaria de Planejamento e Defesa Civil, será informada a situação.
Saúde
Todas as unidades básicas de saúde estarão atendendo normalmente na segunda-feira (27). O Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos apresentou um caso isolado de vazamento, que já foi solucionado e a emergência está atendendo normalmente.
Famílias atendidas
Desde a madrugada da última sexta-feira (24), foram realizados plantões de atendimento às famílias necessitadas.  Mais de 50 famílias foram atendidas e receberam doações de água, produtos de higiene, limpeza, roupas, colchões, entre outros.
Jurídico
Está sendo organizada uma comissão que realizará no prazo de 15 dias um levantamento total dos danos causados e se encarregará da parte burocrática de agregar recursos para recuperação das estradas, vias e do município em geral.
Fonte: PML

Nenhum comentário:

Postar um comentário