terça-feira, 18 de junho de 2019

Querem mudar a data de fundação da Laguna

Mais uma vez volta à tona a ideia de mudar a data de fundação da Laguna, comemorada desde 1976 em 29 de julho, quando nossa cidade naquele ano aniversariou seu tricentenário.

Uma data, naquela época, amplamente discutida entre historiadores e pesquisadores catarinenses de renome de nossa história, que chegaram a um consenso quanto ao fato histórico. 

Se mudarem a data, vão quebrar mais uma tradição da Laguna. Lá se vai o nome do fundador Domingos de Brito Peixoto e seu filho Francisco para o lixo da história. Além de mudanças no brasão e bandeira do município que estampa os desenhos dos bandeirantes paulistas, ponham abaixo, por coerência e consequência, a estátua do fundador.

Na intenção de discutir e mudar a data, presidente da Câmara, vereador Cleosmar Fernandes está convidando a população em geral para participar de uma Audiência Pública no próximo dia 25 de junho (terça-feira), às 18 h, no plenário daquele poder legislativo.

Ainda volto amanhã a este assunto específico.

2 comentários:

  1. Não faltava mais nada. É muita falta do que fazer.
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Querem apagar o nome do nosso fundador e trocar por um espanhol que apenas passou por aqui em direção ao Paraguai. Foi um náufrago da nossa barra. Não fundou nada aqui. Logo depois foi embora com sua turma pro Paraguai.
    E o lagunense vai aceitando tudo, sem dizer um pio, sem protestar.
    Onde estão os clubes de serviço? Onde está a maçonaria antes tão atuantes?

    ResponderExcluir